Os mercados e atacadistas que vendem esses azeites podem ser penalizados
O Procon divulgou nesta sexta-feira, 1º de novembro, um alerta após receber um comunicado do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), informando sobre azeites de oliva impróprios para consumo. Um total de onze marcas foi desclassificado por não cumprir as normas estabelecidas na Instrução Normativa nº 01/2012. Entre elas estão: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa.
Essas empresas foram encontradas com CNPJ baixado junto à Receita Federal, indicando possíveis fraudes. Além disso, os produtos das marcas Serrano e Cordilheira foram recentemente proibidos pela Anvisa, e análises do Ministério da Agricultura confirmaram a adulteração dos mesmos.
Os mercados e atacadistas que vendem esses azeites podem ser penalizados conforme o Decreto nº 6.268/2007. A gerente do Procon, Bruna de Oliveira Duarte, orienta que consumidores evitem adquirir as marcas mencionadas. Denúncias e dúvidas podem ser encaminhadas ao Procon pelo telefone (48) 3621-9818 ou presencialmente na sede do órgão no Facilita Tubarão.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J