O trecho em obras é de 3,2 quilômetros de extensão.
A Estrada Geral de Congonhas teve concluída nesta sexta-feira (16), a pavimentação asfáltica do penúltimo trecho da obra. Os trabalhos aconteceram em um trecho de cerca de 200 metros em área bem próxima dos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC).
Agora, a prefeitura aguarda autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para pavimentar os últimos 400 metros da estrada nas imediações do sítio arqueológico (sambaqui), já quase na ponte do Rio Congonhas, no limite com Jaguaruna. Desde agosto de 2022, o município cumpriu uma série de compromissos e protocolos como forma de preservar o sambaqui localizado na beira da estrada, e agora precisa do aval do órgão federal para executar essa última etapa do projeto.
O investimento do município nessa obra é de mais de R$ 5,7 milhões, com recursos do Governo do Estado e uma contrapartida própria de R$ 778.045,03.
O trecho em obras é de 3,2 quilômetros de extensão e, quando finalizado, terá sinalização viária, drenagem e uma ciclofaixa localizada no lado direito, no sentido Jaguaruna.