Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
02/02/2024 18h55

O que é Saco de Douglas e como prevenir mortes como a de jovem que teve encontro com jogador

Região sensível foi rompida em relação sexual e jovem teve 4 paradas cardíacas após sangramento

O atestado de óbito da jovem Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos, lista a “ruptura do fundo de saco de Douglas com extensão à parede vaginal esquerda” como a causa de sua morte na última terça-feira (30). O incidente ocorreu após um encontro com o jogador Dimas Cândido de Oliveira Filho, da equipe sub-20 do Corinthians.

Segundo a médica ginecologista Leryane Blaszkowski, o Saco de Douglas é uma pequena cavidade entre o útero e o reto, coberta por uma membrana chamada peritônio. Essa área é importante porque permite movimentos dos órgãos abdominais sem atrito.

No entanto, a ginecologista ressalta que é raro que a região seja rompida, como no caso da jovem, durante uma relação sexual.

“É raro que um rompimento como este aconteça em uma relação sexual, mas isso pode acontecer. Há possibilidade de rompimento quando ocorre dupla penetração, por exemplo, como a anal e vaginal, pois a membrana é uma mucosa fininha que pode se romper. Lá é um elástico vascularizado cheio de sangue. Uma vez que se rompe, a pessoa pode sangrar tanto a ponto de ter um choque hipovolêmico, como a gente chama, e morrer”, diz.

O choque hipovolêmico é uma condição médica grave que ocorre quando o corpo perde uma quantidade significativa de sangue ou fluido corporal, resultando em uma diminuição drástica do volume sanguíneo circulante.

Isso pode ocorrer devido a hemorragias graves, desidratação extrema, queimaduras graves, lesões traumáticas ou condições médicas como sepse.

A ginecologista explica que não é comum que o saco de Douglas seja rompido em relações anais, mas sim em relações vaginais, ou através do abdômen em casos de cirurgia.

A profissional explica ainda que para haver ruptura, é mais comum que alguma parte da região vaginal seja lacerada (cortada), como se algo estivesse se rasgando contra aquela pequena membrana, causando não só uma fricção como nas relações sexuais. Para isto, a médica volta na possibilidade de dupla penetração, por exemplo.





 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer caso haja sangramento nas relações sexuais?

De acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), caso haja sangramento nas relações sexuais, especialmente de forma tão abundante, é necessário procurar atendimento médico imediatamente.

Em Florianópolis, por exemplo, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina é referência nesse tipo de atendimento.

Como prevenir lesões no Saco de Douglas?

Para prevenir lesões na região do peritônio e do saco de Douglas, é importante adotar algumas medidas de cuidado e evitar situações de risco, segundo a médica.

Entre elas estão:

Uso de preservativos durante a relação sexual pode ajudar a prevenir infecções que possam levar a inflamações ou lesões na região pélvica;

Se você suspeitar de uma infecção na região pélvica, como uma infecção urinária ou uma infecção sexualmente transmissível, procure tratamento médico imediatamente para evitar complicações;

Realize exames de rotina e consultas médicas regulares com um ginecologista ou médico de família. Isso pode ajudar a detectar precocemente qualquer problema na região pélvica e iniciar o tratamento adequado.

Qual a origem do nome Saco de Douglas?

O termo “Saco de Douglas” foi nomeado em homenagem ao cirurgião escocês James Douglas (1675-1742), que fez contribuições significativas para a anatomia e a cirurgia. Ele foi o primeiro a descrever essa região anatômica em detalhes durante o século XVIII.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: ND+
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.