Pedagoga Mabel Silva fala sobre os riscos nas redes sociais e reforça a importância do diálogo e da vigilância dos pais
A adultização e a exploração sexual de crianças e adolescentes foram tema de uma entrevista marcante na manhã desta sexta-feira (22), no Jornal Hora Hiper da Rádio Hiperativa FM. A convidada foi a pedagoga e musicoterapeuta Mabel Silva, idealizadora do projeto “Inocência Roubada”, que desde 2010 percorre o estado conscientizando sobre o tema.
Mabel destacou a urgência de pais e responsáveis monitorarem o conteúdo que os filhos consomem na internet. “A criança não sabe usar a internet de forma segura. Cabe aos pais proteger e orientar. Não colocamos filhos no mundo para esses conteúdos destruírem a saúde mental deles”, afirmou.
Durante o bate-papo, a profissional trouxe dados alarmantes: a cada hora, quatro crianças são vítimas de violência sexual no Brasil, sendo que, na maioria dos casos, o abusador é alguém da própria família. “Não podemos naturalizar atitudes. Um toque, um beijo, um carinho fora de contexto: isso é violência. Precisamos falar sobre isso, acolher e proteger”, disse.
No mês de maio, em que se reforça o combate ao abuso sexual infantil, Mabel atua com teatro e atividades lúdicas em escolas para abordar o tema com sensibilidade e responsabilidade. Ela também alertou que o abusador não tem um perfil definido, e que a criança geralmente apresenta sinais quando está sofrendo violência.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.