Mostra do artista Leandro Jung valoriza a cultura afro-brasileira e permanece em Orleans até o dia 8
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, recebe até o dia 8 de novembro a exposição Raiz Ancestral, do artista Leandro Jung. A abertura ocorre nesta quarta-feira, 8, às 20h, com apresentações culturais do Grupo Herança Cultural Capoeira, Ogans Firma e Curimba de Laguna, valorizando expressões da cultura afro-brasileira.
A mostra reúne obras inspiradas nas danças dos orixás presentes na umbanda, utilizando porongos como elementos que “dançam” no espaço, representando os arquétipos e as cores dessas entidades. A curadoria é de Mikael Miziescki e a produção de William Marcos Machado. Segundo o artista, a proposta é usar a arte como ferramenta para celebrar a ancestralidade e combater o preconceito, reconhecendo a contribuição africana na formação cultural do Brasil.
A exposição integra a programação do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024, com realização da Fundação Catarinense de Cultura e apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Unibave e Museu ao Ar Livre. Após a temporada em Orleans, as obras seguem para Laguna, onde poderão ser visitadas entre 16 de novembro e 19 de dezembro, na Casa Pinto D’Ulysséa.
Escolas interessadas em visitas guiadas podem agendar pelo WhatsApp (48) 99904-2739. A mostra está aberta ao público no primeiro piso da Casa de Pedra, dentro do espaço do museu.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.