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GERAL
20/01/2025 13h49

Marca histórica é atingida no Porto de Imbituba

Foram 8,3 milhões de toneladas transportadas

Foto: SCPAR Porto de Imbituba

O Porto de Imbituba registrou em 2024, a sua maior marca histórica de movimentação anual. A unidade superou o resultado de 2023, e obteve um crescimento de 8%. Foram 8,3 milhões de toneladas transportadas.Durante o ano, foram atendidos 329 navios, principalmente com produtos a granel e destinados à exportação.



O transporte graneleiro foi responsável por 79,2% da movimentação total no Porto de Imbituba em 2024, somando aproximadamente 6,6 milhões de toneladas. Dentre os produtos deste segmento, os minerais lideraram as operações, com 3,7 milhões de toneladas, à frente dos produtos agrícolas, que totalizaram 2,87 milhões de toneladas.



A principal carga continua sendo o coque de petróleo, que responde por 24,6% da movimentação total, embora tenha registrado uma retração de 8,9% em relação ao ano anterior. Este produto, que inclui tanto coque calcinado quanto não calcinado, mantém um fluxo duplo de navegação, com carregamentos vindos do exterior e exportações realizadas via Porto de Imbituba.



O segmento de contêineres, que detém 16,9% da movimentação total, registrou o maior crescimento, com um expressivo aumento de 51,5% na tonelagem em comparação a 2023. Em 2024, o Porto de Imbituba movimentou 112 mil unidades de contêineres de 20 pés (TEU), um incremento de 70% em comparação a 2023, quando foram transportados 66 mil TEUs. Essa alta foi impulsionada principalmente pelo início da operação de três novas linhas internacionais de contêineres, conectando o Brasil à América do Norte (Brasex), à Argentina (Atlas) e à Ásia (Carioca), além da já consolidada escala semanal da linha de cabotagem (ALCT-2), que navega na costa brasileira.



Além do coque e dos contêineres, outros produtos importantes no ranking das cargas transportadas incluem os farelos de milho e soja (15,6% do total), o sal (10,8%), o açúcar (7,6%) e os fertilizantes (5,9%). O açúcar a granel, que passou a ser embarcado no Porto de Imbituba no ano passado, já apresenta uma grande movimentação, ocupando o 5º lugar no ranking, com 632 mil toneladas.



A quebra de recordes anual tem acontecido de forma ininterrupta desde 2018. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Ivan Amaral, ressaltou esse desempenho: “o Porto de Imbituba consegue mais uma vez manter a série histórica de movimentação de cargas, resultado que reflete o trabalho de gestão e organização que vem sendo realizado. Esta marca deixa o estado de Santa Catarina orgulhoso”, afirmou.



Carregamentos para o exterior lideraram operações



A maior parte do transporte de produtos no Porto de Imbituba em 2024 foi voltada para as exportações, que representaram 49,4% do total. Irã, Canadá, Vietnã e China se destacaram como os principais destinos das cargas. Já as importações corresponderam a 40,5% do total, com Estados Unidos, Chile, China e Colômbia figurando dentre as origens mais frequentes. A cabotagem (9,3% do total) e o transbordo de produtos (0,8%) completam o panorama.



De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as operações de importação e exportação em Imbituba alcançaram um volume superior a 2,3 bilhões de dólares no último ano, apresentando um crescimento de 19,8% em relação a 2023.



 


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O recorde de movimentação vinha se consolidando ao longo de todo o ano de 2024, com sete dos doze meses marcados por novos picos mensais. Março foi o mês de maior destaque, com 834,1 mil toneladas, estabelecendo um novo patamar histórico e se firmando como o melhor mês da história do Complexo Portuário.



O desempenho operacional geral de 2024 está sendo divulgado esta semana pela SCPAR Porto de Imbituba, administradora do Complexo Portuário do sul catarinense. Para José João Tavares, diretor-presidente em exercício na empresa estadual, esses resultados refletem o trabalho incansável dos usuários do Porto e o compromisso contínuo da SCPAR com o desenvolvimento da infraestrutura portuária, alinhado com as demandas do mercado e o crescimento da região.



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Fonte: Governo de Santa Catarina
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