Evento promovido pela ASDC oferece oficinas e workshops com foco em cultura, cidadania e economia criativa
Nos dias 18 e 19 de outubro, Laguna será palco da segunda formação do Pontão de Cultura CRIA, promovido pela Associação Dança Criciúma (ASDC). Com inscrições abertas e gratuitas, o evento é voltado para Pontos de Cultura da Região Sul de Santa Catarina, além de profissionais e pessoas ligadas à cadeia produtiva cultural.
Segundo Maxwell Sandeer Flor, Presidente da ASDC, a formação tem como objetivo capacitar os agentes de cultura, sejam de organizações ou coletivos culturais, para que possam se apropriar do papel transformador da cultura em seus territórios, sempre com uma perspectiva de base comunitária. "É um momento para que se apoderem do papel transformador em seu território a partir de uma visão de base comunitária", destaca Maxwell.
A formação incluirá uma série de atividades práticas e teóricas, além de dinâmicas de troca coletiva entre os participantes. Durante o evento, haverá a oficina "Introdução à Libras e Acessibilidade Cultural", com foco na comunicação inclusiva e acessibilidade em espaços culturais. Toda a programação contará com intérpretes de Libras, garantindo que o evento seja acessível a todos.
O Pontão CRIA é um projeto contemplado no Edital 53/2024, que visa a formação da "Rede Estadual de Pontos e Pontões de Cultura de Santa Catarina" por meio da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Com isso, o projeto visa fortalecer as práticas culturais nas comunidades e possibilitar a participação de todos, especialmente os grupos historicamente marginalizados.
Preto Lauffer, membro do Comitê Gestor do Pontão CRIA, destaca a importância do evento para a capacitação e profissionalização do setor cultural. "O Pontão CRIA surge da necessidade de preencher uma lacuna na capacitação do terceiro setor, reunindo pontos de cultura para promover esses encontros", afirma Preto Lauffer.
São oferecidas 30 vagas, sendo 30% delas destinadas prioritariamente a pessoas negras, pardas, indígenas e com deficiência. Todos os participantes que completarem a formação receberão certificado.
"Façam parte dessa rede de capacitação, quem já atua como artista, como produtor local, como gestor de projetos culturais, vai ser muito importante trabalhar a cidadania nas organizações de base comunitária, a economia criativa, a produção cultural, se capacitar para que a gente consiga, seguindo aí nossa meta, fazer chover livros onde chovem balas", conclui Lauffer.
Programação do Evento:
Sábado (18) – Oficina de Intercâmbio Cultural - 8h30 às 18h
Tema: Trabalhando Cidadania Cultural nas Organizações de Base Comunitária
Local: Banda União dos Artistas (R. Almirante Lamêgo, 05 - Campo de Fora)
Mediadora: Cátia Hahn (Casa da Fraternidade – Ponto de Cultura)
Domingo (19) – Workshop de Economia Criativa e Produção Cultural - 8h30 às 18h
Local: Escola de Samba Xavante (R. Pref. Guimarães Cabral, 246 - Magalhães, Laguna)
Mediadoras: Ana Bertolina, Manoela Flor e Mixa Miranda (Gaveta Criativa)
As inscrições podem ser feitas através do Instagram @cufalagunaSC ou @pontão.cria.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.