A iniciativa, contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, une apresentações artísticas e mesas de diálogo com profissionais da saúde mental.
O riso como ferramenta de reflexão sobre a vida e as emoções. É essa a proposta do "Entre Risos & Psique", projeto do grupo Teatro VagaMundo, que estará em circulação por quatro cidades do litoral catarinense entre os dias 9 e 12 de setembro, incluindo Imbituba, no dia 11.
A iniciativa, contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, une apresentações artísticas e mesas de diálogo com profissionais da saúde mental, destacando os impactos positivos da comicidade na qualidade de vida.
O espetáculo escolhido para a circulação é “La Perseguida”, dirigido por Bi Naluna e interpretado por Daniel Lucas, inspirado nos grandes clássicos da palhaçaria mundial. Reconhecido em festivais no Brasil e em países da América Latina, o trabalho é um dos marcos da trajetória do Teatro VagaMundo, grupo com 16 anos de história.
Após cada sessão, o público poderá participar de rodas de conversa com a presença do artista e da psicóloga Aline Tomé Igreja, ampliando o diálogo entre arte e saúde mental.
Todas as atividades têm entrada gratuita e classificação livre. A apresentação será na quinta-feira (11) a partir das 19h na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz Costa.
Fundado em 2009 em Santa Maria (RS), o Teatro VagaMundo é hoje referência internacional em palhaçaria contemporânea. Desde 2020, mantém sede também em Balneário Gaivota, contribuindo para o fortalecimento cultural de Santa Catarina.
O projeto é uma co-produção da Rama Arte e Cultura, Riso da Terra e Teatro VagaMundo Empreendimentos, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura.