A região deve registrar temporais, ventos fortes e queda brusca das temperaturas
O início de setembro em Santa Catarina será marcado por instabilidade e mudanças bruscas no tempo, especialmente no Sul do estado. A Defesa Civil alerta para a ocorrência de ventos fortes até quarta-feira (3), além da chegada de uma frente fria que deve provocar queda acentuada nas temperaturas a partir de sexta-feira (5).
Segundo os órgãos meteorológicos, há risco moderado para temporais em diferentes regiões, incluindo o Sul, o Oeste, o Planalto e o Litoral Sul. Entre os possíveis impactos estão alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de árvores e galhos, além de danos à rede elétrica.
No Sul catarinense, a quarta-feira (3) deve registrar temperaturas que chegam a 31°C, acompanhadas de chuvas isoladas pela manhã e trovoadas no período da noite. Já na sexta-feira, os termômetros não devem ultrapassar os 12°C, caracterizando a maior mudança da semana.
Na Serra, a expectativa é de temperaturas ainda mais baixas. A mínima pode chegar a 6°C na sexta-feira, tornando a região a mais fria do estado. O Planalto Norte e o Vale do Itajaí também terão queda acentuada, com mínimas previstas entre 8°C e 10°C no final da semana.
Na Grande Florianópolis, os termômetros variam de 17°C a 24°C nesta quarta-feira, mas caem para 13°C a 17°C na sexta. No Oeste, as máximas chegam a 32°C nesta quarta, mas despencam para 14°C na sexta-feira.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada da população, principalmente nas áreas mais suscetíveis a temporais, e orienta que as pessoas evitem áreas de risco e mantenham cuidados básicos de segurança durante os próximos dias.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.