Terça-feira, 17 de março de 2026
Buscar
Fechar [x]
ESPORTES
17/03/2026 14h20

Catarinense Mateus Herdy garante vaga inédita na elite do surfe mundial

A vaga foi assegurada em Newcastle Beach, na Austrália, durante a emocionante etapa final do Challenger Series

Foto: Reprodução

Após anos batendo na trave, o “Brazilian Storm” ganhou oficialmente um novo integrante de peso. O catarinense Mateus Herdy, de 25 anos, confirmou no último dia 13 de março a sua classificação para o Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL). A vaga foi assegurada em Newcastle Beach, na Austrália, durante a emocionante etapa final do Challenger Series.



O caminho para a elite foi dramático. Mesmo após ser eliminado no Round 3 da competição, Herdy precisou acompanhar os resultados de seus adversários diretos.



A confirmação matemática veio com a derrota do norte-americano Dimitri Poulos, que caiu diante do italiano Lucas Cassity, impossibilitando qualquer mudança no G-10 que tirasse o brasileiro da zona de classificação.



Dono de um dos surfe aéreos mais progressivos do mundo, Mateus Herdy atinge o seu grande objetivo. Nas temporadas de 2023 e 2024, o surfista terminou o ranking de acesso na 12ª colocação, ficando a apenas duas posições da vaga. Em 2025/2026, a história foi diferente: com uma campanha sólida e resultados consistentes, ele chegou à Austrália dependendo apenas de si ou de pequenas combinações de resultados.



“É um sonho que se torna realidade. Foram seis anos  anos de aprendizado e de bater na trave, mas agora sinto que estou pronto”, comentou Herdy após a confirmação bastante emocionado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DNA e Início Promissor



Mateus não caiu no mar por acaso. Filho do ex-surfista profissional Alexandre Herdy e sobrinho de Guilherme Herdy (que defendeu o Brasil no CT por mais de uma década), ele cresceu sob os olhares atentos de uma dinastia do surfe catarinense.



Sua carreira decolou precocemente. Em 2014, já dominava os circuitos de base no Brasil e, em 2018, atingiu o topo do mundo ao sagrar-se Campeão Mundial Pro Junior da WSL em Taiwan.



World Surf League 2026



O Brasil terá os seguintes representantes na temporada da World Surf League 2026: Gabriel Medina, Italo Ferreira, Filipe Toledo, Yago Dora, Joao Chianca, Miguel Pupo, Samuel Pupo, Alejo Muniz, e  Mateus Herdy.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação/Governo do Estado
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.