Projeto de revitalização buscou trazer melhorias para os ambientes e garantir a inclusão de crianças atendidas na instituição
Na noite desta terça-feira (14), a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Tubarão e Região (AMA-Sul) recebeu uma importante contribuição da comunidade acadêmica local. Alunos do curso técnico em Design de Interiores da Faculdade Senac de Tubarão entregaram oficialmente dois ambientes totalmente revitalizados nas dependências da instituição. A ação, que reuniu 25 estudantes, teve como principal objetivo criar espaços mais acolhedores, acessíveis e adaptados às necessidades dos alunos da AMA-Sul, promovendo maior inclusão e conforto para as crianças com autismo atendidas.
"Resultado de uma disciplina final do curso, então o que a gente chama de Projeto Integrador que é uma disciplina onde articulamos todos os conhecimentos que tivemos ao longo desses dois anos e aplicamos de forma totalmente prática no ambiente. Então nesse momento eles conseguem aprender desde a parte da etapa de briefing de projeto e até realmente de colocar a mão na massa e executar esses ambientes. É um curso 100% presencial, mas também é 100% gratuito", explica a coordenadora do curso, Jéssica Bett.
A revitalização foi dividida em dois ambientes: a Sala Pedagógica e a Sala da Calma, projetadas para atender de maneira mais eficaz às demandas da instituição. Cada detalhe, do mobiliário à iluminação, foi cuidadosamente pensado para criar um ambiente propício ao desenvolvimento educacional e ao bem-estar das crianças, como explica a diretora da AMA-Sul, Estela Maris.
"As duas turmas ambientaram uma sala, que é a sala pedagógica, maravilhosa. Essa sala, então, ela tem toda a ambientação para essas crianças, carteiras com níveis diferentes, cadeiras, para que elas possam fazer os trabalhinhos, a parte de atividade pedagógica, mas o ambiente ficou assim um sonho. E a outra sala a gente chama de a sala da calma, que é um ambiente específico para atendimento de crianças com autismo, que em alguns momentos do dia dessa criança, ela pode ter uma desorganização sensorial, pode ficar irritada, com algum barulho, com uma coisa que não gostou. Então esse ambiente foi todo preparado para essa criança se regular novamente", afirma Estela Maris.
A entrega dos espaços não foi o único gesto de solidariedade dos alunos. Durante o desenvolvimento do projeto, um dos grupos arrecadou R$ 3 mil, que foram doados à AMA-Sul, reforçando ainda mais o compromisso social dos futuros profissionais de design de interiores.
O diretor da Faculdade Senac Tubarão, Aislan Hainzenreder, também destacou a importância do Projeto Integrador, que vai além da formação técnica, ao incentivar os alunos a se envolverem em causas sociais relevantes. Para ele, essa experiência é fundamental para preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que fortalece o vínculo da instituição com a sociedade.
"Acredito que vai fazer uma grande diferença na vida das pessoas e é o que eu falei lá atrás, a gente transformando a vida dos alunos e os alunos transformando a vida das pessoas. E isso é só gratidão e que a gente tenha muitos outros projetos inspiradores como esse", conclui Aislan Hainzenreder.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.