Terça, 28 de setembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
18/12/2020 15h16

Escola Hercílio Luz, de Tubarão, encerra concurso cultural que escolheu o slogan do centenário

A frase vencedora foi da estudante Maria Júlia dos Santos Martins, de 12 anos



Neste ano, a Escola Hercílio Luz completou 100 anos de história. Por lá, muitas personalidades passaram. Várias gerações de famílias tubaronenses também. A instituição respira muitas memórias ao longo dos anos. O seu prédio histórico, inclusive, é patrimônio histórico do município.  



Com a pandemia, as atividades marcadas para comemorar os 100 anos tiveram que ser canceladas. Para a data não passar em branco, a direção decidiu promover um concurso cultural. A ideia foi envolver os alunos do 6º ao 9º ano com o centenário. Cerca de 150 estudantes da escola pensaram em uma frase que servisse de “slogan” e, desta forma, comemorar os longos anos de história.



O prazo final para os alunos entregarem suas frases foi no último dia 10. Após isso, a comissão de avaliadores fez a escolha. A estudante Maria Júlia dos Santos Martins, do 7º ano, de 12 anos, foi a vencedora com a frase: “Escola Hercílio Luz, há 100 anos levando educação e fazendo história”. Cerca de 156 alunos participaram do concurso.



Agora, a frase fará parte do logotipo da escola e estará nos uniformes dos alunos. Uma faixa  será confeccionada e exposta na fachada do prédio histórico.   



Banca avaliadora:

Frederico Koenig Bresciani (diretor da Escola de Educação Básica Hercílio Luz)

Mônica Oliveira (assistente técnico-pedagógica da Escola de Educação Básica Hercílio Luz)

Ana Lúcia Rosa (orientadora educacional da Escola de Educação Básica Hercílio Luz)

Daisy Rocha (assistente de educação da Escola de Educação Básica Hercílio Luz)

Glória Grassi (assistente de educação da Escola de Educação Básica Hercílio Luz)

Gilmar Corrêa (presidente da Academia Tubaronense de Letras - Acatul)

Maurício da Silva (professor e ex-presidente da Fundação Municipal de Educação de Tubarão)

Adriana Bressan Goulart (representante da CRE de Tubarão/SC)


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

História

A história registra que na manhã do dia 12 de fevereiro de 1919 foi realizado o assentamento da Pedra Fundamental Grupo Escolar Hercílio Luz, que contou com a participação do então Governador do Estado, Hercílio Luz.



Já em 1920, no dia 20 de maio, o prédio que abriga a instituição de ensino estava pronto. À época eram apenas oito salas de aula, um gabinete para a direção, uma portaria, área esportiva, oito banheiros, museu e área coberta. As aulas tiveram início no segundo semestre do mesmo ano, em 2 de julho.



No começo, apenas três professoras eram responsáveis pelo ensino: Maria Lúcia de Miranda, Maria Gonzaga e Silvia Soares. Nessa época também havia as chamadas ‘normalistas’, que eram mulheres que frequentavam o Curso Normal - conhecido como magistério de 1º grau ou Pedagógico - sendo de habilitação para o magistério nas séries iniciais do ensino fundamental. Elas eram Angélica Santos Guedes e Tereza Martins de Brito. Além delas, outros três homens faziam parte do período inaugural: Marcílio Dias Santiago, diretor; Antônio Antunes, porteiro; e João Martins, servente.

Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.