A recomendação é que, ao encontrar pinguins mortos ou em dificuldades, a população entre em contato com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos
No último fim de semana, pelo menos dois pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foram encontrados mortos na areia da Praia do Gi, em Laguna. Moradores acionaram imediatamente as autoridades ambientais após avistarem os animais no local.
A presença dos pinguins é característica do período migratório da espécie, que ocorre entre julho e outubro, quando seguem correntes frias da Patagônia argentina até o litoral brasileiro em busca de alimento. Porém, muitos jovens, especialmente os que fazem a viagem pela primeira vez, não conseguem completar o trajeto. Esses animais enfrentam dificuldades para se alimentar, tempestades intensas e o risco de ficarem presos em redes de pesca.
A recomendação é que, ao encontrar pinguins mortos ou em dificuldades, a população entre em contato com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP‑BS). O projeto, conduzido pelo Ibama em parceria com a Petrobras, realiza o atendimento veterinário de animais vivos e a necropsia dos encontrados mortos. O número disponível para denúncias e solicitações é 0800‑642‑3341.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.