A comemoração contou com o evento “Chá com Poesia”, realizado pela Academia Tubaronense de Letras (Acatul) em parceria com Fundação de Cultura
O Dia Municipal da Poesia Alice Cardoso de Jesus foi celebrado pela primeira vez em Tubarão, nesta quarta-feira (24), data em que a poetisa tubaronense completaria 98 anos. A comemoração contou com o evento “Chá com Poesia”, realizado pela Academia Tubaronense de Letras (Acatul) em parceria com Fundação de Cultura, reunindo poetas e acadêmicos para um fim de tarde de inspiração.
Instituída por meio de lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Estêner Soratto, a data passa a ser comemorada anualmente em 24 de setembro. O objetivo é valorizar a poesia, estimular a leitura e difundir o legado de escritores locais.
“Este foi o primeiro ano de um reconhecimento à senhora Alice e todos esses escritores culturais que temos na nossa cidade. A poesia é um escrito que nos permite sonhar, imaginar, pensar e criar algo novo nas nossas vidas”, refletiu o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Alyson Oliveira.
A presidente da Acatul, Marilene Lapolli, reforçou a importância da data para o fortalecimento da literatura no município. “Nada melhor do que a poesia para inaugurar esta celebração, que vai impulsionar a cultura em Tubarão. Só temos a agradecer pela aprovação da lei e pela realização deste momento”, afirmou.
Alice nasceu em Tubarão em 24 de setembro de 1927. Alfabetizada apenas aos 42 anos, pelo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), descobriu na escrita sua maior expressão e nunca mais parou. Publicou livros como Pérola Negra, Chama da Esperança e Gotas de Luz, participou de coletâneas, venceu concursos estaduais e foi membro da Academia Sul Catarinense de Letras, ocupando a cadeira 11.
Alice Cardoso de Jesus faleceu em 7 de janeiro de 2011, mas deixou um legado de resistência cultural e inspiração para as futuras gerações.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.