Em Santa Catarina, são cerca de 428 mil mulheres empreendendo
O dia 19 de novembro marca o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, uma data reconhecida em mais de 150 países, incluindo o Brasil, para celebrar e inspirar mulheres empreendedoras que estão transformando suas comunidades e o mercado de trabalho.
Em Tubarão, as mulheres têm um espaço especial para alavancar seus negócios e desenvolver suas carreiras: a Sala do Empreendedor, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Segundo a secretária Adriana Caporal, o trabalho vai além de fomentar negócios, trata-se de criar legados e abrir portas para futuras gerações."O empreendedorismo feminino não é apenas sobre construir negócios, mas sobre construir legados que inspiram e abrem portas para futuras gerações de líderes. A Sala dos Empreendedores de Tubarão busca parcerias para apoiar mulheres empreendedoras através de consultorias, palestras e iniciativas com instituições como o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da CIT", destaca Adriana.
O reconhecimento da força feminina no empreendedorismo também é valorizado pelo programa Elas Empreendem, da Rádio Hiper, apresentado pela jornalista Magda Martins.
Magda, pioneira em trazer o empreendedorismo feminino para a rádio com o quadro Mulher Empreendedora no programa "De Mulher para Mulher", ressalta a importância de destacar essas histórias. "Foram 12 anos no ar trazendo cases inspiradores. Agora, na Rádio Hiper, seguimos com o objetivo de valorizar o trabalho das mulheres que empreendem e impactam suas comunidades." O quadro teve início em maio de 2024 e dá visibilidade a histórias de sucesso de mulheres que transformam desafios em oportunidades.
Renata Goulart, analista de negócios do Sebrae de Tubarão, enfatiza o papel do empreendedorismo feminino no Brasil e em Santa Catarina."No Brasil, temos 10 milhões de mulheres empreendedoras, e em Santa Catarina esse número chega a 428 mil. Elas representam 35% do total de donos de negócio no estado, indo além do papel de empresárias e mostrando como o empreendedorismo transforma vidas e famílias."
A celebração do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino reforça a importância de ações que estimulem e reconheçam o papel das mulheres como agentes de mudança no mundo dos negócios e na sociedade.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J