Córrego Santa Augusta passa por limpeza
A temporada de chuvas preocupa os moradores de Braço do Norte, especialmente em áreas propensas a alagamentos. O calor intenso de alguns dias provoca temporais, e em poucos minutos as cheias se intensificam. Para minimizar esses episódios, a Defesa Civil vem realizando um trabalho preventivo.
A ação é fruto de uma parceria entre a Fundação do Meio Ambiente (Fumbama) e a Secretaria de Infraestrutura. Segundo Fernando Longuinho, coordenador interino da Defesa Civil, um relatório foi elaborado com os pontos que exigem intervenção. “Com base nesse levantamento, a Secretaria de Infraestrutura, que dispõe da estrutura necessária para a execução dos serviços, organizou um cronograma e já iniciou a limpeza do córrego Santa Augusta. A Fumbama também colabora com a fiscalização, pois, em muitos locais, encontramos lixo e até móveis, como um guarda-roupa”, explica.
A questão ambiental é uma prioridade, mas, em situações de risco ou calamidade, a legislação da Defesa Civil permite a intervenção. “A limpeza do córrego Santa Augusta e de áreas adjacentes deve ser concluída até a próxima semana. A Defesa Civil também atua em outras situações de prevenção e fiscalização, sempre contando com a colaboração da população”, destaca Fernando Longuinho.
Atualmente, os atendimentos estão sendo realizados na sede da Prefeitura, no Centro, até a nomeação de um novo coordenador. Após esse processo, o atendimento será transferido novamente para a sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Rio Bonito, onde está localizada a estrutura da Defesa Civil.
A população pode entrar em contato com o órgão através do número 193, da Central de Atendimento dos Bombeiros, que também é uma força auxiliar da Defesa Civil. Em breve, o número 199 será ativado para atendimento direto à comunidade de Braço do Norte. A principal recomendação é que o lixo seja descartado corretamente, evitando que ele seja levado para rios e córregos, o que contribui para os alagamentos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J