Sábado, 25 de setembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
07/12/2020 12h28

Cuidados com a pele: atenção deve ser redobrada no Verão

No Brasil, segundo o médico Cassiano Coral Accordi, do Centro Médico Unimed, em Tubarão, os riscos são ainda maiores pois o clima tropical é muito atrativo para atividades de lazer ao ar livre

Os cuidados com a pele devem ser redobrados com a chegada do Verão. O cirurgião geral e oncológico Cassiano Coral Accordi, do Centro Médico Unimed, em Tubarão, afirma que nessa época do ano a radiação solar é mais intensa.  



Em função disso há um aumento dos casos de câncer de pele. A doença é causada principalmente pela exposição excessiva ao sol.  



É a mais frequente no Brasil e no mundo. No País, segundo o médico, os riscos são ainda maiores, pois o clima tropical é bastante atrativo para realizar atividades de lazer ao ar livre. 



O melanoma, apesar de não ser o câncer de pele mais frequente, é o mais agressivo e letal. Cassiano destaca ser um câncer que se origina nos melanócitos, as células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele).



“É especialmente perigoso porque tem uma capacidade considerável de se disseminar para outros tecidos do corpo, ou seja, se não detectado precocemente, gera metástases que tornam o quadro mais sério”, alerta o médico.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal recomendação para a prevenção do câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários em que os raios solares são mais intensos, entre 10 e 16 horas, em todas as estações do ano. 



Ele ressalta que é muito importante a proteção não somente com filtro solar, mas conciliar com métodos de barreira como chapéu de aba larga, óculos de sol e camisa de proteção UV. “Qualquer lesão de pele pigmentada, escurecida, que começa a crescer, mudar de cor, forma e tamanho, deve ser avaliada por um médico”, orienta.

Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.