Ação especial visa eliminar recipientes de água parada, ajudando a prevenir doenças como dengue, chikungunya e zika
O Núcleo de Combate a Endemias realizará nesta quinta-feira (31) uma ação reforçada nos cemitérios da cidade para recolher recipientes que possam acumular água, como vasos e latas, ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A medida tem como objetivo minimizar os riscos de transmissão da dengue e outras doenças transmitidas pelo vetor, especialmente devido ao aumento de visitantes durante o Dia de Finados, no próximo sábado.
Esse tipo de vistoria ocorre a cada duas semanas, mas a ação foi intensificada para garantir a segurança da população e conscientizar os visitantes sobre a importância de evitar objetos que retenham água. As autoridades pedem que todos colaborem, removendo itens que possam acumular água e adotando cuidados adicionais.
A ação segue o Decreto nº 1.897/2022, que determina que recipientes em locais públicos, como vasos e floreiras, estejam perfurados e preenchidos com areia ou pedra até a borda para evitar acúmulo de água, além de proibir o uso de plásticos ou pratinhos. A colaboração da população é essencial para manter a cidade segura contra a proliferação do mosquito e as doenças associadas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J