Os testes iniciaram nesta segunda-feira sem cobrança
O sistema de estacionamento rotativo (Área Azul) começa a funcionar com cobrança nesta quarta-feira, dia 18, em Braço do Norte. Os testes iniciaram nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17) sem cobrança, apenas para orientar os motoristas. A Prefeitura fará um check-list para confirmar o cumprimento dos itens do contrato antes do início oficial da cobrança.
São 1484 vagas disponibilizadas na área central, sendo 10% destinadas para motocicletas. Áreas específicas para bicicletários também estão previstas. Dois trechos, no entanto, ainda não terão cobrança: Avenida Severiano Sombrio, entre as avenidas Jorge Lacerda e Felipe Schmidt, e nas ruas Ataíde Cláudio e Osvaldo Westphal, já que a sinalização nesses locais ainda não foi concluída.
Caso algum motorista tenha sido cobrado nesta segunda-feira, o valor será convertido em créditos.
Valores e funcionamento
O estacionamento rotativo funcionará:
Os valores cobrados até 2025 serão de:
Os créditos podem ser adquiridos pelo aplicativo Vaga Azul, disponível na Play Store e Apple Store, ou pelo site vagaazul.com.br. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito, débito, Pix ou boleto bancário. Bilhetes também estarão disponíveis no comércio local ou nos parquímetros.
Zonas de estacionamento
Motocicletas têm vagas exclusivas e não pagam taxa. Caso estacionem em vagas de carros, a cobrança será aplicada.
Áreas de cobertura
A Área Azul compreende a Avenida Severiano Sombrio até a Theodoro Bernardo Schlickmann, passando por transversais como:
A Área Verde está no entorno do Hospital Santa Teresinha (HST), entre a Praça Coronel Collaço e as ruas Jacó Batista Uliano, Bernardo Locks e Avenida Severiano Sombrio.
Isenção
Para dúvidas, motoristas podem procurar os monitores uniformizados ou acessar o Instagram oficial @vaga.azul.
O estacionamento rotativo é uma reivindicação antiga dos comerciantes, representados pela CDL, Acivale e DEL, que destacaram a necessidade do sistema devido ao intenso fluxo de veículos no centro da cidade.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J