O município enfrenta uma severa crise de abastecimento e adotou medidas emergenciais para minimizar os impactos à população
A Prefeitura de Capivari de Baixo declarou, nesta quarta-feira (23), situação de calamidade pública e hídrica em função de uma crise de desabastecimento de água que atinge diversos bairros da cidade. A decisão foi motivada pelas obras de ampliação do Decantador 4 na Estação de Tratamento de Água de Tubarão, realizada pela Tubarão Saneamento, consórcio responsável pelo fornecimento de água para Capivari de Baixo. Com a obra em andamento, o município sofre com interrupções significativas no abastecimento.
Desde segunda-feira (21), uma força-tarefa composta por técnicos e equipes da prefeitura vem atuando para reduzir os efeitos da crise. A operação inclui o uso de três caminhões-pipa para abastecer pontos críticos, como o bairro Ilhotinha, e escavações para interligar ruas e melhorar a distribuição de água. Além disso, nos bairros que ainda possuem fornecimento parcial, como Vila Flor, Três de Maio e Camila, está sendo realizado um sistema de racionamento para garantir o envio de água às áreas mais afetadas.
Na manhã desta quarta-feira (23), foi iniciada a instalação de uma bomba booster na região da Cachoeirinha, com o objetivo de acelerar a captação e direcionamento da água para os reservatórios da Ilhotinha, uma das áreas mais prejudicadas. A medida faz parte de um conjunto de ações emergenciais que visam estabilizar a situação enquanto o abastecimento não é totalmente restabelecido. O decreto de calamidade pública, de número 1916/2024, possui validade de 90 dias e permitirá à administração municipal adotar ações mais drásticas para enfrentar a crise, como a intensificação das medidas de economia e o uso racional da água.
Os técnicos do consórcio estão realizando vistorias para identificar vazamentos ocultos, que têm sido responsáveis por uma perda significativa, estimada em 47%, do volume de água transportado de Tubarão até Capivari de Baixo.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J