Eles buscam apoio para que o edital do certame seja modificado
Aprovados em número excedente no concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) pedem que aproximadamente 145 candidatos sejam chamados antes da realização de outro concurso. Para isso, eles pedem a quebra de uma cláusula de barreira do edital que limita os convocados. O concurso ocorreu em janeiro e serão chamadas apenas 200 pessoas e somente 50 de cadastro reserva.
Um grupo de excedentes do concurso foi formado recentemente no Estado. Eles buscam apoio para que o edital do certame seja modificado e que possam ser chamados para exercerem a função no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. "Criamos uma comissão e estamos buscando apoio das autoridades e que seja realizada uma alteração no edital. Assim, as pessoas que ficaram excedentes e os demais conseguiram ingressar no Corpo de Bombeiros antes da realização de um novo concurso. Que essas pessoas possam ser aproveitadas. Estamos aptos em praticamente todas as fases", explica um dos representantes do grupo, Lairton Fernandes.
Ele expõe que falta apenas o exame toxicológico e a entrega da documentação. Dezenas de aprovados têm procurado e buscado a colaboração de vereadores, prefeitos e deputados estaduais. "Se não formos chamados este ano, o ideal seria que o Governo do Estado publique uma portaria autorizando que o cadastro reserva não se limite apenas a 50 pessoas. Que todo o cadastro reserva e os excedentes possam ser chamados em uma segunda turma. Desta forma podemos ingressar", detalha.
De acordo com os aprovados, atualmente o quadro do Corpo de Bombeiros Militar no Estado está em 2.4 mil e a Lei Complementar 801, pontua que o efetivo em Santa Catarina deve ser de 5 mil soldados. O concurso realizado em janeiro passado valerá por 1 ano. O edital previa que aqueles que estivessem acima das vagas do concurso seriam eliminados do certame. "É isso que estamos batalhando para não ocorrer. Que possa ser realizada uma mudança no edital para aproveitar esse grupo. Isso evitaria gastos do governo em um novo concurso de R$ 798 mil", finaliza.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J