Equipe da Agência Nacional de Energia Elétrica também explora inovações em pesquisa e desenvolvimento de fertilizantes a partir das cinzas do carvão
Em visita realizada na última sexta-feira (25), a Diamante Energia recebeu uma comitiva da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), em Capivari de Baixo. A equipe foi composta pela diretora Agnes M. A. Costa, pelo superintendente de Regulação dos Serviços de Geração e do Mercado, Alessandro Cantarino, e pelo assessor da Diretoria, Bruno Goulart de Freitas Machado.
Recepcionados pelo CEO da Diamante Energia, Pedro Litsek, pelo diretor administrativo-financeiro, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, e pelo diretor técnico-operacional, Jefferson Silva de Oliveira, os representantes da Aneel conheceram de perto as operações da usina e projetos socioambientais desenvolvidos na estrutura. O presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS), Fernando Luiz Zancan, também participou da visita.
Além das áreas técnicas, como as salas de controle, a comitiva conheceu o Parque Diamante +Energia, espaço socioambiental de quase 40 hectares, e acompanhou apresentações culturais de alunos das oficinas do programa Diamante +Educação Ambiental, que atualmente atende cerca de 600 participantes. Durante a visita, foi destacada a conquista da aluna Laura Julião, pré-selecionada para uma bolsa de estudos no Teatro Bolshoi.
No dia anterior, os representantes da Aneel visitaram a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), em Criciúma, onde conheceram projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação conduzidos em parceria com a Diamante Energia. Um dos projetos de destaque é o de produção de zeólitas, substâncias obtidas a partir das cinzas da queima do carvão mineral, que vêm sendo testadas como fertilizantes. A iniciativa pode reduzir a dependência brasileira de fertilizantes importados, fortalecendo ainda mais o papel do país como um dos maiores produtores agrícolas do mundo.
A Aneel é a entidade responsável pela regulação e fiscalização de todo o setor elétrico brasileiro, atuando nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de definir e revisar as tarifas de energia elétrica.
Mais do que uma usina de geração de energia, o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda é considerado um motor econômico do Sul de Santa Catarina, sustentando aproximadamente 21 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando cerca de 100 mil pessoas e movimentando R$ 6 bilhões por ano na economia estadual.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J