Sábado, 02 de agosto de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
22/10/2021 12h54

Braço do Norte celebra 66 anos de história

A Capital Nacional do Gado Jersey e das Molduras tem muito a comemorar

Nesta sexta-feira (22), é dia de muitas comemorações para a cidade de Braço do Norte, que completa 66 anos de história, com expressivo desenvolvimento econômico. O município se destaca por ser a Capital Nacional do Gado Jersey e das molduras, mas também um grande produtor de suínos e peixes de água doce.



Braço do Norte vem se destacando nas áreas industriais e se tornando referência no desenvolvimento socioeconômico, com alto índice de geração de empregos, economia diversificada, buscando cada vez mais melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos.



Os 30.868 mil habitantes têm muito que comemorar, pois após um ano pandêmico, a cidade vem se recuperando e voltando a um novo normal. E para comemorar seus 66 anos hoje, a prefeitura preparou algumas ações que já vem sendo realizadas desde o último domingo (17).



Hoje já ocorreu às 9 horas a oficina do esporte, às 13 horas tem campeonato de taco na praça da família, e ao fim do dia, às 19 horas, será a missa festiva em comemoração ao aniversário. O último dia de celebrações será no próximo domingo (24), com a inauguração da rota do cicloturismo na cidade.



A História

A história de emancipação político-administrativa começou em 1943, onde houve uma audiência com o interventor Nereu Ramos para pedir a criação do município. A comissão era composta pelos mais influentes políticos de Braço do Norte, Rio Fortuna e Grão-Pará. E foi a presença dos representantes de Grão-Pará que impediram que a emancipação ocorresse ainda naquele ano.



De acordo com o que está eternizado na história de Braço do Norte, Nereu Ramos logo prometeu: “Em oito dias, terão o município, mas sem Grão-Pará. Este distrito não pode ser destacado de Orleans”. De fato, o deputado Mussi conseguiria a aprovação e um parecer que não tocasse no território de Orleans para a criação de outros municípios.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A delegação de Grão-Pará foi recusada esta solução, e Braço do Norte se retirou sem dar resposta, contando com o peso político nas eleições já próximas, achando que o interventor iria procurá-los mais tarde. O interventor Nereu Ramos fez uma comissão pra ver que Braço do Norte poderia e precisava de um representante na Assembleia Legislativa. De fato, em vez do município, conseguiram eleger um deputado, Frederico Kuerten, um grande batalhador, aliás, da causa municipalista.



Só dez anos depois, em 31 de dezembro de 1953, pela lei nº 1.022/53, conseguiu-se a criação do município, e nas condições apresentadas por Nereu Ramos, sem Grão-Pará. Foi nomeado prefeito provisório o tenente Pedro Nogueira de Castro. Mas os deputados do PSD, na previsão de que o partido perderia as eleições no recém-criado município, interpuseram recurso, alegando a inconstitucionalidade da criação, não contando com os dez mil habitantes requeridos.



A Hiperativa tem orgulho de fazer parte da sua história, Braço do Norte.



Parabéns!!!



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/JBufyOx032T3Jer1iObXse


Fonte: Redação / Fotos: Paloma dos Santos
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.