Para garantir maior durabilidade, um novo rotor foi confeccionado com chapa metálica mais espessa
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil concluiu nesta quinta-feira (22) a reinstalação da bomba hidráulica na galeria pluvial localizada na esquina da rua Luiz Pedro de Oliveira com a rua José Acácio Moreira. O equipamento, que atua como uma bomba elevatória, havia sido retirado há cerca de 15 dias para manutenção preventiva.
Instalada originalmente em 2022, a bomba passou por uma série de reparos após ser identificado desgaste em componentes essenciais.
Para garantir maior durabilidade, um novo rotor foi confeccionado com chapa metálica mais espessa. A estrutura da voluta, peça onde o rotor se encaixa, também foi totalmente refeita, e os mancais e rolamentos passaram por manutenção. Além disso, boa parte da tubulação foi substituída.
A bomba apresenta um funcionamento preventivo e tem papel fundamental em períodos de cheia do Rio Tubarão. “Essas bombas só operam em tempo real quando há elevação do rio e acúmulo de água na galeria. Felizmente não temos enfrentado problemas recentes”, destaca o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.