Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
23/10/2021 17h05

BN: 1 século de alegrias, desafios, construções e superação!

Dona Lourdes fez 100 anos, uma grande mulher. “Ela sempre dizia que chegaria a essa idade e faria uma grande festa”, contou uma de suas netas 

Gratidão, amor e muita emoção não faltaram na festa da centenária Maria de Lourdes Morgan Volpato hoje (23), em Braço do Norte. Afinal, um século de experiências, alegrias, desafios, construções e superação.



O convite já dizia: para uma vida bem vivida uma grande celebração!



Comemoração, é lógico, compartilhada por sua família e amigos, que compareceram à grande festividade (número não foi maior por causa da pandemia) na Associação Campestre da cidade, a partir das 11h e se prolongou durante o dia.



Dona Lourdes era só sorrisos de tanta felicidade. Chegar a essa idade com a vitalidade que possui e ao lado dos seus é uma conquista imensurável. São cinco filhos - Zenita, Plinio, Angelina, Wilson e Irma - 12 netos, 13 bisnetos e um trineto.



A ideia da festa foi da família e uma comissão organizadora foi montada pelos netos que providenciaram tudo. Mas a real vontade era dela: a vitoriosa do dia.



“A vó sempre teve esse desejo, foi sonhado por ela, porque dizia que chegaria aos 100 anos e faria uma grande festa”, conta uma de suas netas, Gisela Daufenbach Felippe.



A aniversariante é uma mulher disposta ainda, segundo a neta, apesar da idade. Está lúcida, é feliz, e sempre com um sorriso no rosto... Ah! E adora uma boa conversa.



“A vó Lourdes acompanhou todo o processo histórico e de formação de Braço do Norte, os primeiros passos na composição política que culminaria na cidade que temos hoje. Cidadã ativa e responsável, exerceu sempre seu direito de voto, inclusive na última eleição. E nasceu no dia 22 de outubro de 1921, data de aniversário do município, mas com 66 anos (rsrsrsr) de emancipação”.



Gisele afirma que a idade mágica de 100 anos de existência foi celebrada pela vó Lourdes com muita paz, alegria e amor. “Podemos dizer com muita tranquilidade e certeza: ‘há muito mais que 100 razões para agradecer por sua vida e tudo o que representa para cada um de Nós. Ela é nossa inspiração'”. A centenária presenteou cada neto com uma medalha para guardarem de lembrança. 



Música e tradição italiana também foram atrações

A festa de Dona Lourdes teve o seu perfil, sempre alegre, entusiasmada, o gosto pelo contato com as pessoas, com a música e o de dançar. No cardápio pratos italianos e uma das estrelas foi a polenta, feita pelos Amigos da Polenta de Urussanga (fotos abaixo).



O Grupo Amici Della Polenta foi especialmente à festa fazer esse momento ficar ainda mais marcante. Tocaram acordeon animando a todos e realizaram o famoso tombo da polenta no momento de servir.



O grupo, de Urussanga, resgata a cultura italiana através da gastronomia, com apresentações em várias cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.



Um pouco da história

Maria de Lourdes Morgan Volpato nasceu em 22 de outubro de 1921 em Rio Pinheiro Alto, em Orleans, onde permaneceu até 1940, quando se casou com seu companheiro de vida, o senhor Elizeu Vitório Volpato, do Rio Glória. 



Após a união, foram morar em Braço do Norte, cidade que escolheram para formar sua família. Trabalharam arduamente em seu próprio armazém próximo à antiga Água da Serra. 



Ela ajudava no comércio, dava conta dos afazeres domésticos e no cuidado dos filhos. Sempre foi sorridente, piadista, gostava de dançar, se divertir e conversar.  

O casal foi muito dedicado à família, à educação e os caminhos percorridos pelos filhos. Os encontros entre todos eram tradicionais.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a partida de seu esposo em 1999, dona Lourdes perdeu parte do encanto, ficou triste, depressiva. E começou a frequentar o Clube de Idosos. Não era adepta do artesanato. 



No Centro de idosos dançava e jogava muito, e acabou se identificando com as atividades esportivas. E foi na bocha que encontrou uma grande paixão.



Participou de muitos torneios e competições. E como tudo que sempre fez buscou a excelência, conquistou muitas medalhas e troféus.  



PARABÉNS DONA LOURDES! UMA HOMENAGEM DO GRUPO HIPER DE COMUNICAÇÃO! 



VEJA MAIS FOTOS ABAIXO!



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/JBufyOx032T3Jer1iObXse


Fonte: Fotos: Roberto Pereira/Divulgação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.