Saiba como evitar golpes e garantir compras seguras durante a Black Friday
No Brasil, a data se consolidou como uma das principais oportunidades de compras, mas nem todas as ofertas são realmente vantajosas. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) alerta os consumidores para redobrarem a atenção e compararem os preços para garantir que as promoções sejam reais.
Falsas promoções e manipulação de preços
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC, Promotor de Justiça Leonardo Cazonatti Marcinko, destaca que muitas empresas aumentam os preços antes da Black Friday para, posteriormente, anunciar uma falsa redução. “A ideia de que todos os produtos estão abaixo do preço normal nem sempre é verdadeira”, explica.
Marcinko recomenda o uso de ferramentas online para monitorar o histórico de preços, que permitem verificar se a promoção é legítima. “Existem sites e aplicativos que mostram o valor do produto nos últimos meses. O consumidor pode até criar alertas para ser notificado quando o preço for realmente interessante”, orienta o promotor.
Outras dicas importantes:
Consumo consciente
Além de evitar armadilhas, o promotor Leonardo Marcinko destaca a importância de refletir sobre a real necessidade da compra. “Campanhas como a Black Friday apelam para o consumo desenfreado. Mesmo diante de uma boa oferta, é fundamental avaliar se a compra cabe no orçamento e não compromete a saúde financeira”, alerta.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J