Coletiva de imprensa foi realizada nesta terça-feira (12)
A Diocese de Tubarão promoveu, na manhã desta terça-feira, dia 12, uma coletiva de imprensa sobre os 70 anos de instalação da Diocese, a ser comemorado no dia 15 de agosto. A coletiva foi realizada no Auditório da Cúria Diocesana.
Dom Adilson Pedro Busin, CS, sétimo bispo diocesano, fez-se presente, junto do Vigário Geral Pe. Lino Brunel, Chanceler da Diocese, Pe. Nilo Buss, Ecônomo Diocesano, Pe. Pedro De Biasi e o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Rodrigo José da Silva.
O epíscopo saudou a imprensa e realizou a leitura da Ata de Instalação Canônica da Diocese de Tubarão, assinada por Dom Anselmo Pietrulla, OFM, e outras autoridades da época. Na oportunidade, Dom Adilson celebrou, com gratidão, os 70 anos da Diocese e a palavra “esperança”, que faz parte do lema do Ano Jubilar, “Peregrinos da Esperança”.
“Quero saudar a todos, de modo especial, aqueles que carregaram a esperança destes 70 anos de história. Muita gente que hoje vive em nossas comunidades e paróquias, estavam no ano de instalação da nossa diocese. Fica aqui o agradecimento a todas essas pessoas e aqui temos o compromisso de continuar esta história”, afirmou o bispo.
Dom Adilson realizou visita em 27 das 29 paróquias da Diocese de Tubarão, que estão situadas em 19 cidades da região Sul de Santa Catarina. Ao todo, são 405 comunidades que existem em território diocesano. O bispo destacou a aproximação de suas visitas pastorais para com os fiéis, na oportunidade de conhecer a vida pastoral e missionária de cada paróquia.
“As minhas visitas pastorais, foi também na voz do Papa Francisco, quando ele dizia que gostaria de uma Igreja em Saída. A minha visita pastoral tem esse aspecto de ir às comunidades e mostrar a aproximação do bispo. A nossa missão é ir ao encontro. O Evangelho também é isso, mostrar a bondade de Deus, desde o ponto de vista ou da postura e posição nossa como pastor”, disse o bispo.
No próximo domingo, dia 17, a Diocese irá promover a Concentração Diocesana do Povo de Deus na Praça da Catedral a partir das 13h30, com programação cultural e religiosa, celebrando os 70 anos de história. A expectativa é reunir quase 3 mil pessoas, que estarão abrigadas na estrutura coberta montada na praça.
Programação da Concentração Diocesana:
13h30 – Animação e Acolhida
14h00 – Celebração de Abertura
14h20 – Palavra do Bispo
14h30 – Apresentações culturais
Cultura Açoriana – Bandeira do Divino
Cultura Afro – Pastoral Afro-Brasileira
Cultura Germânica – Grupo de Dança Folclórica Westfália
Cultura Italiana – Coral Municipal de Pedras Grandes
Cultura Indígena – Aldeia da Paróquia de Nova Brasília
Teatro – CEACA (Capivari de Baixo)
16h00 – Intervalo
16h20 – Santa Missa e Encerramento