Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos, ventos fortes, queda de árvores e destelhamentos
Divulgação
Entre a tarde deste domingo (16) e a manhã de segunda-feira (17), Santa Catarina deve registrar temporais e chuva intensa devido à passagem de uma frente fria. Os fenômenos vêm acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva forte e eventual queda de granizo, oferecendo risco moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
Antes da chegada da frente fria, no início da tarde, podem ocorrer temporais isolados devido ao calor e à umidade. Entretanto, a chuva organizada começa a avançar entre a tarde e a noite, atingindo primeiro o oeste e o sul do estado, na divisa com o Rio Grande do Sul. Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, os temporais se espalham para as demais regiões catarinenses.

No decorrer da segunda-feira, a condição para temporais diminui, mas ainda há risco de chuva intensa no norte do estado. Segundo a Defesa Civil, a frente fria está associada a um ciclone afastado da costa sul do Brasil, localizado sobre o Oceano Atlântico entre o Uruguai e o centro da Argentina, trazendo condições diferentes do temporal severo registrado na última sexta-feira (7).
A Defesa Civil recomenda que, durante os temporais, a população busque locais abrigados, evite transitar ou se aproximar de árvores, placas, muros e postes de energia, e jamais tente atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.