Lindomar Tournier, autor de 21 livros, foi reconhecido como referência cultural do estado e apontado como o escritor mais longevo em atividade no mundo
O escritor Lindomar Cardoso Tournier, de 103 anos, natural de Tubarão, foi homenageado nesta quinta-feira (10) com a Comenda do Legislativo Catarinense e uma Moção de Cumprimentos do Conselho Estadual de Educação. As honrarias foram entregues em reconhecimento à sua trajetória literária e à contribuição para a cultura do estado.
Autor de 21 livros publicados, seu Lindomar é apontado como o escritor mais longevo em atividade no mundo. Sua primeira obra, intitulada “Albertina”, foi lançada em 1997. O mais recente livro foi publicado em maio deste ano. Ele também é fundador da Academia Tubaronense de Letras (Acatul), ocupando a cadeira número 14.
A indicação da comenda partiu do deputado estadual Pepê Collaço (PP), que destacou a importância da homenagem para a cidade e para o resgate da história local. “Essa comenda ao seu Lindomar tem um significado muito grande para Tubarão. Que essa homenagem possa somar para que ele de fato tenha o nome consolidado no Guinness como o escritor mais longevo do mundo”, comentou.
O conselheiro Raimundo Zumblick, responsável pela moção do Conselho Estadual de Educação, ressaltou o valor cultural do escritor. “Esta honraria reconhece seu Lindomar, uma referência viva da cultura tubaronense, pelos relevantes serviços prestados ao estado.”
Emocionado, seu Lindomar agradeceu as homenagens. “Estou emocionado com essa homenagem. Obrigado a todos que me apoiaram.”
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.