Segunda-feira, 21 de julho de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
30/11/2022 13h11

A região anal também precisa de cuidados médicos

O papanicolau anal ou citologia anal é a indicação dos especialistas para diagnósticos de rastreio

A saúde humana compreende a funcionalidade de seus tecidos, células, órgãos, sistemas e organismos, bem como a ausência de doenças físicas ou emocionais. A região anal também pertence ao corpo e como as demais partes, precisa de atenção. Seja nos cuidados com a higienização ou com avaliações médicas, até a realização de exames para prevenção e tratamentos de alterações ou enfermidades.

O Papanicolau anal ou citologia anal é a indicação dos especialistas para diagnósticos de rastreio de alterações citológicas (na verificação do desenvolvimento celulares), causadas por vírus, como o papilomavírus humano (HPV), condilomas, doenças sexualmente transmissíveis, úlceras anais e até câncer de ânus.

“É um exame com duração aproximada de 1 minuto. Investigação indicada para homens que praticam sexo com outros homens e para mulheres que também praticam sexo anal e tenham diagnóstico de HPV. Consiste na coleta de material, procedimento muito parecido com o preventivo ginecológico. A citologia anal é um dos métodos de rastreamento de câncer anal, principalmente para grupos de pessoas de comportamento de alto risco, como os portadores de HIV/AIDS”, explica o proctologista, Dr. Gustavo Botega de Souza.

O médico explica que além de ser um procedimento muito rápido, compreende a realização de uma coleta, por meio de uma escovinha, passada no canal anal, para análise microscópica.

“A investigação ainda é o melhor caminho para se evitar doenças e quando elas ocorrem, terem mais chances de tratamentos mais assertivos e efetivos”, completa.



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Principais doenças que atingem a região:

- Fissura anal: é uma ferida que se forma entre o fim do intestino e a pele do ânus. Causa uma série de sintomas, como vermelhidão, dor (moderada a aguda) e sangramento pelo ânus.  

 - Verrugas anais: também conhecidas por condilomas, que podem surgir pela contaminação do vírus HPV.

- Fístula anal: é caracterizada por uma espécie de ferida no canal ou margem anal e pode ocorrer de maneira crônica ou aguda.

- Câncer de ânus: apresenta sintomas como dor anal, caroço anal e sangramento, principalmente durante a evacuação. No geral, é mais

comum em pessoas com mais de 50 anos e pode surgir também em pacientes infectados pelo vírus HPV.  O tratamento varia em função da fase do câncer.

- e outras.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.