Terça, 23 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
17/03/2024 15h16

40 mil pessoas são esperadas na Festa de Senhor Bom Jesus dos Passos, em Imaruí

Edição de 190 anos da festa mantém tradição de orações e gratidão por graças alcançadas

Fotos: Pascom IMARUÍ e Isabela Guedes

A pequena Imaruí, com aproximadamente 10 mil moradores (estimativa IBGE/2021), vive um fim de semana com muito mais visitantes do que moradores. Neste domingo acontece a grande festividade religiosa em honra ao Senhor Bom Jesus dos Passos, evento que tem levado, ano após ano, aproximadamente 50 mil fiéis para o centro da cidade. São peregrinos, caminhantes e devotos que aproveitam para pagar suas promessas e renovar os votos de crença nos milagres.



Ao conversar com alguns voluntários, percebe-se rápido que não é uma festividade comum às igrejas. "Trata-se de uma peregrinação de gratidão. Não é uma festa, como outras, de alegria e celebração festiva. São momentos de emoção e agradecimentos por Graças alcançadas pela intercessão da fé em Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos," afirma Padre Avelino de Souza, Pároco de Imaruí.

Confira a entrevista completa de Padre Avelino

 









Os relatos de milagres alcançados são dos mais variados. Até pedidos para saúde de animais são feitos e, segundo os fieis, atendidos. Um hábito não muito comum em outras localidades, é muito tradicional em Imaruí: ofertar pães em formato das Graças alcançadas. Exemplo: Quem tinha dificuldades de se locomover por dores no pé. As dores sumiram? Então o agraciado oferece um pão, em formato do pé abençoado, um dia antes da peregrinação. E o pão é servido aos romeiros no dia seguinte. As padarias da cidade oferecem o serviço de preparar o pão no formato encomendado. Já pães em formato de perna direita, braço esquerdo, cabeça... enfim. Até em formato de animais que tiveram seus problemas resolvidos pela oração. "Já houve pães em formato de cabritos, bois e vacas. Não são raros os pedidos por melhoras nos animais, pois somos uma região com muita atividade rural familiar. Daí a vaquinha do leite adoece? Se faz promessa para o Senhor Bom Jesus dos Passos!" Afirma João Batista (O Seu Tito Padeiro), que teve panifício por mais de 20 anos e, nesta época, afirma que chegava a fazer mais de 50 pães de encomenda. "E a minha padaria era só uma das tantas que fazem este tipo de encomenda," finaliza.

Confira a entrevista completa de Seu Tito Padeiro

 









 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A festa acontece com muita organização porque a Igreja tem o apoio de um grande time de voluntários que se dedicam vários dias. Dona Izabel Maria da Silva Vieira relata que sua mãe já era a responsável pela organização do setor dos pães e bolos recebidos como oferta e pagamentos de promessa. Hoje ela segue o voluntariado da família e, há muitos anos, este setor está sob sua coordenação.



Atenta a tudo e com muito cuidado no trato com os produtos, ela afirma que há rituais diferentes, mas que muitos se assemelham. Ela garante que, após entregues, os pães aguardam a benção do Padre para que possam ser servidos. "Nenhum pãozinho é servido sem receber as benção divina," garante. Ela mantém a atenção aos detalhes, sua equipe é engajada e tem alegria em servir. É verdade que este espírito colaborativo e engajado é percebido na cidade inteira.

Confira as entrevistas de Dona Bel

 















São 190 anos de homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Passos e Imaruí mostra força para os próximos anos.





Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação / colaboração Layse Resende
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.