Avaí e Santa Catarina garantem vaga na Copa do Brasil; Camboriú vence o Criciúma e larga na frente na Taça Acesc
Rolf Jr/Santa Catarina Clube
Na noite desta quarta-feira (4), o futebol catarinense viveu uma rodada movimentada. Avaí e Santa Catarina entraram em campo pela segunda fase da Copa do Brasil 2026. Enquanto o Leão da Ilha resolveu com eficiência e placar confortável, a Águia do Vale passou por fortes emoções para avançar de fase. Além disso, também foi realizado o primeiro jogo da final da Taça Acesc 70 anos, entre Camboriú e Criciúma.
Avaí brilha com Thayllon e garante vaga com tranquilidade. O Avaí fez uma partida dominante diante do Porto Vitória pela terceira fase da Copa do Brasil 2026, em Florianópolis. Dono da posse e do volume de jogo desde o apito inicial, o Leão da Ilha demorou para converter a superioridade em gols, mas a partir dos 25 minutos, Thayllon assumiu o protagonismo: marcou dois gols em sequência e colocou o Avaí em vantagem confortável ainda no primeiro tempo. Na etapa final, sem precisar de grandes esforços de Léo Aragão, Rafael Bilu aproveitou lançamento preciso de Daniel Penha para fechar o placar em 3 a 0 e selar a classificação. Na próxima fase, o Leão da Ilha mede forças com a Portuguesa, que eliminou o Altos-PI, em data e horário ainda a serem confirmados pela CBF.
Santa Catarina sofre, empata nos acréscimos e avança nos pênaltis. Se o Avaí foi cirúrgico, o Santa Catarina escolheu o caminho da emoção. No Estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, a equipe comandada por Betinho ficou atrás no placar diante do Cuiabá durante quase todo o jogo. Com a eliminação rondando o estádio, Alex Gonçalves surgiu como herói aos 50 minutos do segundo tempo para empatar o duelo em 1 a 1 e forçar a disputa de pênaltis. Na sequência, com sangue-frio e precisão, todos os cinco batedores da Águia do Vale: Brener, Matheus Coruja, Gui Nascimento, Renan Nunes e Luãn, converteram suas cobranças. Do lado do Dourado, Luiz Otávio acertou o travessão, e o Santa Catarina venceu por 5 a 4, conquistando a classificação e a premiação de R$ 950 mil da CBF.
Agenda dupla para a Águia do Vale. Com a vaga na terceira fase confirmada, o Santa Catarina aguarda a CBF definir data e horário do confronto diante do Jacuipense. Além da Copa do Brasil, o clube catarinense também tem compromisso na Série D do Campeonato Brasileiro, competição que tem início marcado para abril e que representa outro importante objetivo na temporada.
Camboriú domina e sai na frente na decisão da Taça Acesc. Em partida realizada no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o Camboriú foi superior ao Criciúma no primeiro jogo da final da Taça Acesc 70 anos. Apesar de um primeiro tempo abaixo do esperado, marcado por erros de passe e ausência de criatividade de ambos os lados, o Cambura conseguiu aumentar seu ritmo e saiu em vantagem. Na etapa final, Danilo aproveitou um cruzamento para marcar o único gol do jogo e garantir a vitória por 1 a 0. O Criciúma pressionou em busca do empate, mas esbarrou na falta de precisão nas bolas aéreas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.