Provas práticas buscam aprimorar a formação de docentes para a educação básica no Brasil
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 concluiu, neste domingo (24), a aplicação das provas teóricas em todo o país. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame marcou o início do ciclo focado em licenciaturas, avaliando cursos voltados à formação de professores para a educação básica em 17 áreas, como pedagogia, matemática, ciências biológicas, letras e música.
Além das provas teóricas tradicionais, esta edição do Enade introduziu a avaliação prática, que tem como objetivo fortalecer a análise sobre o preparo de docentes. As próximas etapas incluem o preenchimento de questionários pelos estudantes e orientadores de estágio, além de capacitações para supervisores e orientadores que participarão da avaliação prática. Esses processos se estendem até março de 2025, quando os dados dos supervisores de estágio deverão ser registrados.
O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é obrigatório para concluintes das áreas selecionadas. Ele avalia o rendimento dos estudantes em relação às diretrizes curriculares, competências profissionais e conhecimento da realidade brasileira. Essas informações auxiliam no aprimoramento da formação docente, garantindo maior qualidade para a educação básica no país.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J