Transformar um espaço comercial em um ambiente acolhedor vai muito além de apenas dispor produtos ou serviços. É como criar um cenário convidativo, onde cada detalhe é cuidadosamente planejado para oferecer uma verdadeira experiência.
A primeira coisa: é preciso entender a essência do negócio, ou o propósito do espaço, para alinhar a transformação com a mensagem que o cliente deseja transmitir. Isso guia as escolhas como: disposição do ambiente, cores, decoração, elementos e entre outros itens.
A iluminação desempenha um papel fundamental. Por isso, é necessário encontrar um equilíbrio entre o funcional e o emocional, utilizando diferentes fontes de luz para destacar áreas específicas, criar pontos de destaque e garantir uma iluminação geral confortável.
Quanto a disposição dos móveis e elementos, é interessante proporcionar fluxos naturais, permitindo que os clientes se movimentem com facilidade. Isso inclui áreas de descanso, onde cadeiras ou sofás “convidam” as pessoas a relaxar e curtir o ambiente.
Para transmitir conforto, é possível também trabalhar com alguns materiais e texturas, como madeira, tecidos macios, tapetes e elementos naturais. Juntos, eles promovem a sensação de familiaridade.
A cereja do bolo é a união dessa escolha estratégica com a história da marca. Fotos, quadros ou objetos que contem uma narrativa, criam um vínculo emocional com os clientes, tornando tudo mais acolhedor e autêntico.
Por último e não menos importante: a música e o aroma. Uma trilha sonora adequada e um aroma agradável podem elevar a experiência sensorial.
Transformar espaços comerciais em ambientes acolhedores não se trata apenas de estética, mas sim de criar sensações, despertar emoções e fazer com que cada pessoa seja bem-vinda e sinta-se confortável.
Arquitetura e Decoração
Localizado em Tubarão, Santa Catarina, o escritório foi fundado há 18 anos por Graziele de Souza. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisul, a profissional acredita na ideia de que um bom design deve ser inspirado no indivíduo. Além disso, também defende que a sociedade e a interação entre o ser humano e o espaço estão integradas ao trabalho de arquitetura. Seus projetos seguem uma linha harmônica entre o clássico e o contemporâneo, atendendo clientes de vários estados brasileiros. Junto com a equipe, formada ainda por outros seis profissionais, Graziele fornece os melhores serviços de arquitetura e urbanismo. Além de interiores, projetos comerciais e arquitetônicos, apresenta em seu currículo a execução de franquias em shoppings centers da região. Teve seus trabalhos publicados em diversas edições da Revista Sua Casa, e participou de mostras de projeção nacional, como a Casa Cor, e internacinal como a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura na Bienal de Veneza 2021, que abrirá ao público de 22 de maio a 21 de novembro deste ano. Graziele de Souza, atualiza-se constantemente, para que seus projetos sejam únicos e personalizados.