Quinta-feira, 11 de junho de 2026
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
11/06/2026 08h55
Por: Redação

Vacinação contra a dengue para adolescentes segue disponível em Santa Catarina

A vacina utilizada para esse público é a Qdenga, do laboratório Takeda, incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Foto: Reprodução

A vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos segue disponível e sendo realizada nas unidades de saúde dos municípios catarinenses contemplados pela estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que o imunizante contribui na prevenção de casos graves e hospitalizações causadas pela doença.



A vacina utilizada para esse público é a Qdenga, do laboratório Takeda, incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O imunizante passou pelas etapas de avaliação exigidas pelos órgãos reguladores e integra o calendário de vacinação contra a dengue.



“A vacinação contra a dengue para adolescentes segue conforme as orientações do Ministério da Saúde. A Qdenga é a vacina utilizada atualmente na rede pública para esse público e continua disponível nas unidades de saúde dos municípios”, destaca João Augusto Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta as mães, pais e responsáveis a verificarem a situação vacinal dos adolescentes de 10 a 14 anos e procurarem uma unidade de saúde para completar o esquema quando indicado. Além da vacinação, a eliminação de recipientes que possam acumular água continua sendo uma das principais medidas para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e prevenir a dengue.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou a suspensão temporária da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, para a realização de esclarecimentos adicionais e a investigação de eventos adversos com relação temporal ao uso desta vacina. A SES esclarece que esse imunizante não faz parte da estratégia de vacinação atualmente ofertada pelo SUS para adolescentes em Santa Catarina.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.