Por Graziele de Souza
Cortinas dão um toque de charme na decoração dos nossos ambientes, deixando-os ainda mais confortáveis. Ao utilizá-las, conseguimos bloquear a luminosidade, dar mais privacidade ao espaço e criar, até mesmo, uma barreira aos sons e ventos vindos da área externa.
Quando criamos os projetos e pensamos na decoração do ambiente, já incluímos também a cortina ideal para cada espaço, sempre com harmonia e a certeza de que estes objetos irão ornar com o restante do cômodo.
Ao pensarmos nas cortinas, devemos evitar tons escuros para ambientes com pouca iluminação. O ideal é sempre buscar com tons neutros que combinarão com o seu espaço.
Há uma variedade de modelos, disponíveis em diferentes lojas. Existem, por exemplo, as que são fixadas por meio de alças em um varão. Há outras, contudo, cuja instalação é um pouco mais complexa, em trilhos escondidos no forro de gesso, por exemplo, mas que darão outra cara ao ambiente.
Mas, nos diferentes ambientes, qual tipo de cortina escolher?
Nos quartos, quando queremos barrar a entrada de luz, utilizamos um tecido mais grosso, conhecido como blackout. Para decorar, contudo, podemos aplicar um bandô.
Já para as salas de estar, optamos por tecidos mais finos, que permitem uma incidência maior de iluminação. Há também outras opções, como as cortinas de rolos. Estas, ao serem enroladas, ficam escondidas no cortineiro ou varão.
Ao instalar as cortinas, o ideal é que o tecido fique a pelo menos quatro centímetros do chão e a largura delas deve ser ao menos um metro maior do que a medida das janelas.
Arquitetura e Decoração
Localizado em Tubarão, Santa Catarina, o escritório foi fundado há 18 anos por Graziele de Souza. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisul, a profissional acredita na ideia de que um bom design deve ser inspirado no indivíduo. Além disso, também defende que a sociedade e a interação entre o ser humano e o espaço estão integradas ao trabalho de arquitetura. Seus projetos seguem uma linha harmônica entre o clássico e o contemporâneo, atendendo clientes de vários estados brasileiros. Junto com a equipe, formada ainda por outros seis profissionais, Graziele fornece os melhores serviços de arquitetura e urbanismo. Além de interiores, projetos comerciais e arquitetônicos, apresenta em seu currículo a execução de franquias em shoppings centers da região. Teve seus trabalhos publicados em diversas edições da Revista Sua Casa, e participou de mostras de projeção nacional, como a Casa Cor, e internacinal como a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura na Bienal de Veneza 2021, que abrirá ao público de 22 de maio a 21 de novembro deste ano. Graziele de Souza, atualiza-se constantemente, para que seus projetos sejam únicos e personalizados.