Esta é uma pergunta muito frequente no consultório. Outra dúvida comum é sobre a necessidade de aguardar os dentes de leite caírem para colocar o aparelho ou a idade ideal.
Com o acompanhamento odontopediátrico ou uma visita desde cedo da criança ao dentista, estas dúvidas são sanadas através de uma avaliação do profissional. O papel da odontopediatria é acompanhar a criança desde o início, realizando orientações quanto à importância do aleitamento materno, dieta adequada, cuidados com os dentes e gengiva. O objetivo é sempre prevenir, diagnosticar e tratar as possíveis alterações já na dentição decídua (de leite), para evitar o aparecimento de problemas maiores e mais severos na dentição permanente.
Assim, quando for diagnosticado um desequilíbrio facial que, por muitas vezes, está associado a um queixo saliente ou para dentro, dentes tortos ou apinhados ("encavalados”), mordida cruzada, falta de espaço para o nascimento dos dentes, respiração pela boca, entre outros problemas, pode-se optar pela intervenção precoce através da Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), que age diretamente no desenvolvimento dos maxilares e em suas estruturas.
Em resumo, a ortopedia atua remodelando e redirecionando o crescimento dos dentes e dos ossos da face da criança utilizando-se dos aparelhos ortopédicos removíveis (móveis). Estes aparelhos estimulam a rede de neurônios sensoriais na região da boca, enviando a mensagem até o sistema nervoso central, que remodelará as estruturas de um sistema denominado estomatognático. Esse sistema é fundamental para a mastigação, deglutição, fala, respiração e sucção e é formado por várias estruturas, dentre elas, a mandíbula, a maxila, as ATMS (articulações têmporomandibulares), os arcos dentários, os músculos mastigatórios, entre outras.
Qual a importância de procurar um OFM ainda na infância?
Com a realização de um tratamento adequado ainda na infância é possível evitar certos procedimentos futuros, como a extração de dentes e as cirurgias que corrijam a estrutura óssea facial do indivíduo, prevenindo a necessidade do uso de aparelhos fixos na idade adulta.
Além disso, com o tratamento precoce há vantagem de ser menos invasivo, pois o uso dos aparelhos removíveis acompanham o crescimento e o desenvolvimento da criança, e ao atuar ainda nos dentes de leite, serão necessários simples ajustes oclusais para correção da mordida.
A ortopedia funcional dos maxilares também previne contra distúrbios crâniomandibulares, que afetam os músculos da face, acarretando dores de cabeça ou no músculo da mandíbula durante a mastigação.
O post de hoje teve colaboração da Dra Cibely de Medeiros Teixeira.
Saúde e Beleza
Cirurgiã-dentista desde 2012, Dra Dayane aborda os assuntos em alta referente à saúde e bem-estar bucal, além do campo da Harmonização Orofacial. Graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, desde então atuou na área odontológica pelas cidades da região, como Braço do Norte, Garopaba, São Ludgero, Grão Pará, Jaguaruna, bem como em sua cidade natal, Tubarão. Hoje, Dayane é Especialista em Endodontia, conhecido como tratamento de canal, pela UNICAMP através da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -SP e cursa especialização em Dentística, setor responsável pela estética dental, clareamento, lentes de contato e restaurações em geral pela Zenith Educação Continuada. Além disso, atua como dentista clínica geral, transitando também pela Harmonização Orofacial, e concentra seus atendimentos em Tubarão, Braço do Norte e Garopaba.