Nesta semana repercutiu nas redes sociais o caso de uma influencer que relatou arrependimento de ter realizado a cirurgia de bichectomia. Ela declarou o seguinte: “caiu a minha cara.” Foi examente com esta fala, que a jovem definiu o procedimento.
Mas, vamos entender o que é esse procedimento e se isso realmente pode acontecer.
Após famosas como Kim Kardashian e Kylie Jenner aderirem à bichectomia para conquistar um rosto mais fino, essa cirurgia tornou-se muito procurada nos últimos anos.
A bichectomia é um procedimento cirúrgico onde é retirado parte de um tecido gorduroso que faz parte da "Bola de Bichat". Essa gordura, que leva o nome de quem a descobriu, tem grande importância no auxílio à amamentação no recém-nascido, promovendo a sucção. Contudo, quando adulto, sugere-se, baseado em estudos científicos, que ela não tenha mais função, não participando nem da sustentação da face. Por isso, não fará falta no processo de envelhecimento, diferente dos demais compartimentos de gordura do rosto, cuja absorção causa envelhecimento e queda facial.
Apesar de ser composta por gordura, a Bola de Bichat também não diminui com o emagrecimento, e por questões genéticas, muitas vezes, essa estrutura é ainda maior, deixando o rosto mais arredondado, o que causa incômodos estéticos ao paciente, desejando a remoção.
Assim, a intenção da realização dessa cirurgia é esculpir, afinar e alongar o rosto,
dando o efeito de contorno do blush.
Mas, atenção! Essa cirurgia não é indicada para todo mundo. Além da estética, a principal indicação para o procedimento é quando se apresentam traumas e mordiscamentos nas bochechas, seguidos de lesões crônicas.
Antes de mais nada é preciso que o paciente passe por uma avaliação, pois é um procedimento irreversível. É preciso que o profissional avalie o formato de rosto para verificar se o procedimento é mesmo necessário. Pacientes que já apresentam o rosto fino e magro não devem realizar a cirurgia.

Saúde e Beleza
Cirurgiã-dentista desde 2012, Dra Dayane aborda os assuntos em alta referente à saúde e bem-estar bucal, além do campo da Harmonização Orofacial. Graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, desde então atuou na área odontológica pelas cidades da região, como Braço do Norte, Garopaba, São Ludgero, Grão Pará, Jaguaruna, bem como em sua cidade natal, Tubarão. Hoje, Dayane é Especialista em Endodontia, conhecido como tratamento de canal, pela UNICAMP através da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -SP e cursa especialização em Dentística, setor responsável pela estética dental, clareamento, lentes de contato e restaurações em geral pela Zenith Educação Continuada. Além disso, atua como dentista clínica geral, transitando também pela Harmonização Orofacial, e concentra seus atendimentos em Tubarão, Braço do Norte e Garopaba.