Terça, 21 de maio de 2024
Buscar
Fechar [x]
Dra. Dayane Thizon Uliano
09/04/2024 18h56

Abril Azul: mês de conscientização sobre o Autismo. Como o autismo pode afetar a saúde bucal?

O abril azul foi constituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, sancionando o dia 2 de abril como o Dia Mundial.



O que é o autismo?
Em resumo, o autismo é um transtorno de desenvolvimento cada vez mais frequente caracterizado por dificuldade de comunicação e interação social, padrões restritos ou repetitivos de pensamento e comportamento, com uma escala variável de severidade. Podem apresentar também dificuldade com mudanças na rotina e lugares novos, além de sensibilidade sensorial aumentada. 
Normalmente é possível notar a manifestação dos sintomas a partir dos 3 anos de idade, com predominância no sexo masculino. Os primeiros sinais são deficiência na comunicação, isolamento social, distúrbio no desenvolvimento da fala e de linguagem, repetição de movimentos ou palavras, indiferença a outros indivíduos e sensibilidade a sons.

Como o autismo afeta a saúde bucal?
Ter autismo não significa que os dentes serão diferentes. No entanto, os problemas de saúde bucal são mais comuns e os cuidados podem ser mais complicados. Isto porque eles podem não verbalizar queixas sobre quaisquer problemas dentários que possam estar enfrentando, além do uso de medicamentos controlados, que afetam a saúde da gengiva, junto com a dificuldade na realização da higiene oral, o que impacta no ambiente bucal aumentando a suscetibilidade a condições como cárie e doenças periodontais. Também é comum o desenvolvimento do bruxismo e mal oclusões.

Prevenção é o melhor caminho
Para garantir a saúde bucal de pessoas com autismo é essencial dedicar cuidados especiais focados na prevenção.
É fundamental envolver os pais/cuidadores na instrução sobre higiene bucal e na promoção de uma dieta saudável, destacando-se também a importância de visitas regulares e desde cedo ao dentista. Quanto antes forem iniciadas as visitas, maiores são as chances de evitar procedimentos mais invasivos e de construir um vínculo de confiança, primordial para que o profissional possa desenvolver os cuidados sem sofrimento para o autista.

Em relação ao manejo odontológico, felizmente existem inúmeras técnicas especiais que podem ser utilizadas para alcançar o sucesso nos atendimentos, além das práticas convencionais da odontopediatria. Entretanto, caso não seja possível o atendimento de forma natural, a sedação, seja consciente com óxido nitroso ou endovenosa, a depender do grau de colaboração do autista, é uma alternativa que pode ser lançada mão para proporcionar relaxamento durante o tratamento. 

A ida ao dentista não precisa ser um momento delicado, o atendimento pode se tornar algo mais tranquilo, receptivo e confortável.

 

Dra. Dayane Thizon Uliano

Saúde e Beleza

Cirurgiã-dentista desde 2012, Dra Dayane aborda os assuntos em alta referente à saúde e bem-estar bucal, além do campo da Harmonização Orofacial. Graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, desde então atuou na área odontológica pelas cidades da região, como Braço do Norte, Garopaba, São Ludgero, Grão Pará, Jaguaruna, bem como em sua cidade natal, Tubarão. Hoje, Dayane é Especialista em Endodontia, conhecido como tratamento de canal, pela UNICAMP através da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -SP e cursa especialização em Dentística, setor responsável pela estética dental, clareamento, lentes de contato e restaurações em geral pela Zenith Educação Continuada. Além disso, atua como dentista clínica geral, transitando também pela Harmonização Orofacial, e concentra seus atendimentos em Tubarão, Braço do Norte e Garopaba.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.