O interesse dos Estados Unidos em minerais estratégicos como lítio, grafita e terras raras evidencia a importância desses recursos para a transição energética e a tecnologia mundial. O Brasil, detentor de grandes reservas, prepara a política nacional chamada de Mineração para Energia Limpa (MEL) a fim de estruturar o setor mineral, atrair investimentos e ampliar o mapeamento geológico. Essa iniciativa fortalece a indústria nacional e posiciona o país como um player estratégico no mercado global. Além disso, o Brasil pode usar seus minérios como moeda de troca em negociações internacionais, especialmente diante de tarifas protecionistas, como a taxa de 50% imposta pelos EUA. Para isso, é essencial que a mineração seja conduzida com responsabilidade ambiental e social, preservando os recursos naturais e respeitando as comunidades locais. Com isso, o Brasil tem potencial para se tornar referência global em mineração.
Entrelinhas
- Presidente do CIM/Amurel, prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Júnior, convoca todos os prefeitos para Assembleia Geral amanhã, às 9h45, na sede da entidade. Na ordem do dia, entre outros assuntos, a mudança de endereço, informações sobre a obra da Aggeu Medeiros, prestação de contas e a usina de asfalto.
- A partir do mês de agosto, o Dia D, promovido pela CDL, se transformará no Festival Viva Tubarão. Há quase 20 anos, o Dia D faz parte do calendário da Cidade Azul, sempre realizado pela CDL em parceria com o Sesc. A remodelagem no formato, segundo a presidente Karen Fernandes Brodbeck, é uma resposta às mudanças da sociedade.
- A prevenção é o primeiro passo para cuidar bem da saúde. Pensando nisso, o Laboratório Santa Catarina apresenta seu novo checkup, com exames cuidadosamente selecionados para auxiliar no acompanhamento clínico, com foco no diagnóstico precoce e na promoção do bem-estar. Com estrutura moderna, atendimento de excelência e resultados rápidos, o serviço foi desenvolvido para promover uma rotina de cuidados acessível e segura.
- Câmara de Capivari de Baixo arquivou o pedido do vereador Fernando Juninho, que desejava a transmissão ao vivo das comissões permanentes, e rejeitou o projeto da vereadora Cariny Figueiredo, que buscava vedar a prática do nepotismo no âmbito do Legislativo e do Executivo municipal.
- O secretário de Proteção e Defesa Civil do Estado, Mário Hildebrandt, estará hoje em Tubarão. Às 14h, ele participará de reunião com os prefeitos das regiões da Amurel, Amrec e Amesc, onde abordará temas de grande interesse regional, como recursos, obras e ações da Defesa Civil nos municípios. O encontro ocorrerá no auditório da Amurel.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.