A recente mudança na lei da cidadania italiana, que impacta especialmente o sul de Santa Catarina, onde vivem milhares de ítalo-descendentes, provocou a reação contundente do prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi. Presidente da Associação Bellunesi de Pedras Grandes, cidade que possui um pacto de amizade com Belluno, o alcaide está mobilizando os prefeitos da região e pretende fazer chegar o protesto às autoridades italianas, pedindo a revogação imediata do Decreto-Lei nº 36/2025, antes de sua conversão em lei. Agnaldo defende a abertura de um debate democrático e transparente no Parlamento italiano, com a participação dos parlamentares eleitos no exterior, entre eles o deputado Fábio Porta, e representantes das associações italianas no mundo, para o reconhecimento do valor das comunidades ítalo-descendentes como parte essencial da italianidade, e não como ameaça ou fardo.
Entrelinhas
-Prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior, assinou decreto reajustando a tarifa do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município em 6,88%. O aumento, já publicado, terá validade a partir do dia 1º de maio vindouro e foi autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão.
-Sábado vindouro, no Centro de Tubarão, próximo à Casa da Cidadania, teremos uma confraternização das entidades solidárias/parceiras da campanha permanente Cidadão do Bem. O Dia D fazer o bem terá playground para as crianças, chopes da região e a saborosa galinha gourmet do chefe Valmir. Haverá também a divulgação da campanha de vacinação contra a poliomielite, do Rotary Internacional.
-Primeiro suplente do MDB, o ex-prefeito de Laguna Everaldo dos Santos assumiu uma cadeira no Legislativo. Everaldo, que já foi vereador por quatro vezes e chegou a presidir a Câmara, ocupará a cadeira de Cleosmar Fernandes, que se licenciou do cargo por razões particulares e por tempo indeterminado. Ao assumir, Everaldo disse que quer ser um elo de ligação entre a população e a Câmara municipal.
-Presidente da Câmara de Tubarão, Felipe Tessmann convocou a imprensa para uma coletiva ontem para apresentar o plano de trabalho para a futura sede do Legislativo, em resposta às recentes notícias sobre a necessidade de um novo espaço a partir de 2029, quando o imóvel atual será devolvido à Engie. Tessmann abrirá uma consulta pública para adquirir um novo local. O orçamento disponível é de R$ 12 milhões.
-Na secretaria de Administração e Finanças da prefeitura de Tubarão, Thais Nunes Ricardo foi nomeada gerente de gestão, Anderson Esaú Nunes para coordenador de patrimônio e Aline Mateus Antunes para coordenadora de arquivo documental. Laiana de Medeiros Eleutério será oficial de gabinete da secretaria de Planejamento e Urbanismo e Suzana Fortunato de Souza, assessora especial do gabinete do prefeito.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.