A morte, na segunda-feira, do tubaronense Fábio Zabot Holthausen, aos 50 anos, representa uma perda profunda para a inovação, a ciência e o empreendedorismo em Santa Catarina. Professor, advogado e gestor público, Fábio construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o fortalecimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no estado. À frente da Fapesc, entre 2019 e 2022, foi protagonista na articulação entre universidades, setor produtivo e governo. Deixou um grande legado na Univali e na Unisul, com a criação e consolidação de estruturas voltadas à inovação e à pesquisa aplicada. Reconhecido pela visão estratégica e a capacidade de diálogo, Fábio acreditava na educação e na inovação como instrumentos de transformação social. Ele deixa a esposa Márcia e os filhos Andressa, Rodrigo e Fernanda, aos quais se soma um legado que ultrapassa a vida profissional. Seu trabalho vai, com certeza, inspirar novas gerações.
Entrelinhas
- O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), de Criciúma, foi escolhido como novo coordenador da Bancada do Sul na Alesc, após reunião com o presidente da Casa, Julio Garcia (PSD). Integram o colegiado Jessé Lopes (PL), Felippe Luiz Collaço (PP), José Milton Scheffer (PP), Volnei Weber (MDB) e Tiago Zilli (MDB). A bancada reúne parlamentares de Criciúma, Tubarão, Sombrio, São Ludgero e Turvo.
- Tubarão foi contemplado com a implantação de duas motolâncias do Samu, aprovadas em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, em Florianópolis. Os veículos serão cedidos pelo governo do estado. A iniciativa busca ampliar a capacidade de atendimento de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no deslocamento das equipes.
- Uma obra aguardada há anos pelos empresários de Tubarão começa a sair do papel. O deputado estadual Pepê Collaço destinou emenda de R$ 350 mil para o projeto de fiação subterrânea no Centro e revitalização do Calçadão. A solicitação partiu da CDL, e o parlamentar também busca recursos para a execução das obras, estimadas em cerca de R$ 3 milhões.
- O cidadão Cleiton Siqueira, pré-candidato a deputado na próxima eleição, constituiu advogado e ingressa ainda hoje com ação popular contra a Câmara de Vereadores de Tubarão. A medida questiona a aprovação do projeto que instituiu plano de saúde para todos os servidores do Legislativo. Cleiton afirma não concordar com a iniciativa.
- O prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt, está em Brasília, acompanhado do coordenador do Departamento Municipal de Esportes, Fernando Goulart. Ele já teve uma reunião na Secretaria Executiva de Articulação Nacional de SC e faz visitas a gabinetes de parlamentares e ao Ministério do Esporte.

Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.