Advogado tubaronense Roberto Baldessar Zim nos mandou nota sobre publicação que fizemos a respeito de um mutirão de limpeza, realizado tempos atrás em Laguna, dizendo que esta é uma daquelas questões que revelam muito sobre nossos defeitos. Segundo ele, não somos educados sobre consumo consciente, descarte inteligente, reciclagem de materiais, destinação correta de resíduos ou mesmo sobre consumo de água ou preservação do meio ambiente. Sabemos muito pouco sobre assuntos que deveriam ser tratados em todos os espaços, preocupando-nos com questões frívolas ou sem conexão com os problemas sociais que realmente precisam ser enfrentados. “Sou extremamente grato pelo trabalho que fazes quando permites que esses temas, ao menos, cheguem até a coletividade. Parabéns!”, conclui. Comentários como este nos incentivam a continuar realizando um jornalismo sério e independente.
Entrelinhas
- Duas mudanças devem acontecer em janeiro no primeiro escalão da prefeitura de Tubarão. O atual presidente da Câmara, Felippe Tessmann, ocupará a secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria, e o vereador Diego Goulart assumirá a Fundação de Esportes. Os atuais titulares, Jó Kruger e Carlos Zamparetti, assumirão como vereadores na Câmara Municipal.
- A Amurel realizou ontem suas assembleias geral ordinária e extraordinária em Pedras Grandes, encerrando um ano de avanços e iniciando novo ciclo de liderança. Prefeitos discutiram modernização da gestão, cooperação internacional e parcerias com a empresa Efrus. Clei Rodrigues, prefeito de Gravatal, foi eleito novo presidente da Amurel, conforme havíamos publicado, e também foi escolhido representante da entidade no Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) para 2026.
- A Câmara de Capivari de Baixo realiza hoje, às 11h, o primeiro turno de votação do novo texto da Lei Orgânica do município e do Regimento Interno da Casa. O segundo turno está previsto para o dia 22, data que marca o encerramento do ano legislativo. A atualização das normas internas busca modernizar e aprimorar o funcionamento do Poder Legislativo municipal.
- Quarta-feira passada, a Aproet (Associação de Promoção e Educação Tubaronense) recebeu o Certificado de Responsabilidade Social durante a sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). O coordenador-geral, Wenceslau Fernandes das Neves, recebeu o certificado em nome da Aproet.
- No início da sessão de ontem da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o vereador Carlos Bolsonaro (PL) anunciou que renunciará ao mandato para se dedicar à construção de sua pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina nas eleições do próximo ano. Carlos pretende morar na Grande Florianópolis, de preferência em São José.

Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.