Com relatoria do deputado estadual Pepê Colaço (Progressistas), passou na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa o projeto de lei que facilita a celebração de convênios entre o Estado e os municípios de Santa Catarina. Atualmente o regime simplificado só se aplica a convênios cujo valor total, incluindo a contrapartida municipal, não ultrapasse a R$ 5 milhões. Com a alteração, a contrapartida não é somada ao valor máximo e, se a parte estadual for de até R$ 5 milhões, o convênio poderá seguir o modelo simplificado, mesmo que o município complemente com mais recursos. Essa mudança permitirá que mais municípios se beneficiem desta forma de convênio. O projeto agora vai para votação e depois, se aprovado, dependerá da sanção do governador Jorginho Mello. A iniciativa de Pepê é elogiável e vem em boa hora, já que a maioria dos municípios tem muitos problemas financeiros.
Entrelinhas
- Vereadora Cariny Figueiredo protocolou na Câmara de Capivari de Baixo um projeto de lei voltado para garantir mais apoio e direito às mães atípicas, aquelas que cuidam de filhos com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento. A proposta da vereadora prevê medidas como prioridade em atendimentos públicos, ampliação do suporte psicológico e social, além de estímulo a políticas de inclusão no mercado de trabalho.
- A recém-criada Academia Catarinense de Ciências Agronômicas está com edital aberto para profissionais interessados em ocupar as 14 primeiras cadeiras da instituição, que tem caráter científico, cultural e social. As inscrições devem ser feitas até 15 de maio, por meio de carta endereçada à secretaria da entidade. A principal exigência para se candidatar é o título de engenheiro agrônomo.
- Prefeito de Imbituba, Michell Nunes, estará integrando a comitiva do governo do Estado que embarca esta semana para Portugal em uma missão voltada para o setor de turismo. Além do prefeito, a comitiva imbitubense contará com a presença do secretário de Turismo, Cultura e Inovação, Jackson José Loro, e do presidente da Associação de Surf de Imbituba, Henrique Bittencourt de Bona Neto.
- Na Câmara de Tubarão, o vereador Everson Martins apresentou projeto voltado para a promoção da saúde mental de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. O projeto propõe a realização de rodas de conversas mensais, com a participação de estudantes e educadores e apoio das Fundações de Educação e Desenvolvimento Social.
- Faleceu ontem, aos 82 anos, o Sr. Miguel Alves, pai do conhecido colunista social Arlan Alves e que durante muitos anos foi despachante em Tubarão. O velório acontece na Funerária e Capela Império, no bairro Revoredo, e o sepultamento ocorrerá hoje às 14:30, no Cemitério Horto da Saudade. Miguel era membro da Academia Tubaronense de Letras. À família enlutada, os nossos sentidos pêsames.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.