A respeito da série de artigos que publicamos sobre a Educação, o professor e vereador Maurício da Silva nos cumprimentou dizendo que, de fato, os analfabetos funcionais estão chegando no curso superior e conseguindo concluir. São 12% dos diplomados, segundo o Inaf 2025. Eles não conseguem interpretar textos mais complexos, compreender instruções simples e realizar operações elementares de matemática. “E como conseguem chegar ao curso superior? E como conseguem concluir?”, questiona Maurício. Essas perguntas, continua o professor, deveriam tirar o sono dos brasileiros, mas praticamente não incomodam ninguém. A sociedade, em geral, parece anestesiada diante da crise educacional, e a baixa pressão pública contribui para a lentidão das reformas necessárias. Esse é um tema que merece mais do que constatação: precisa de mobilização da imprensa, dos educadores e dos gestores públicos.
Entrelinhas
- Na tribuna da Câmara, o presidente Felipe Tessmann solicitou ao prefeito Soratto que seja feito contato com a Secretaria de Patrimônio da União para verificar a possibilidade de doação ou concessão de parte do imóvel da antiga sede do INSS, onde funcionava o setor ambulatorial, na Rua São Manoel, no Centro. Segundo Tessmann, o prédio está subutilizado e serviria para o município deixar de pagar alguns aluguéis.
- Uma audiência pública sobre a implantação do curso de Medicina na Udesc de Laguna será realizada hoje às 19h com a presença de autoridades e lideranças locais. O prefeito Preto Crippa, que estará presente, lembra o quanto um curso desse porte é importante para a economia, a saúde e a educação de um município.
- Na Procuradoria-Geral de Tubarão, Fred Luigi da Cruz Flores foi nomeado para o cargo de assistente judiciário, e Edilene Tomas da Silva de Medeiros foi nomeada como membro operacional da Comissão Especial da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Lei Aldir Blanc, representando o Gabinete do Prefeito.
- O vereador Matheus Madeira encerra seu mandato na presidência do PT de Tubarão tendo recolocado o partido na Câmara Municipal e comemorando o surgimento de novas lideranças. Matheus é o preferido para ser candidato a deputado estadual na eleição do ano que vem, em dobradinha com Maristela Francisco, que deve ser candidata a uma cadeira na Câmara Federal.
- Prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt, protocolou segunda-feira na Câmara a sua defesa das acusações da CPI instaurada no último dia 12. Agora, a comissão encarregada terá cinco dias para elaborar um parecer sobre a resposta do prefeito e, em seguida, votará pela continuação ou não da investigação.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.