Quinta, 22 de fevereiro de 2024
Buscar
Fechar [x]
Arilton Barreiros
12/02/2024 07h43

CRONOGRAMA APRESENTADO




Após a notificação realizada pela AGR em novembro de 2023, a Agência Reguladora, a Tubarão Saneamento e o município de Tubarão vêm discutindo quais as ações devem ser executadas para a recuperação das vias que apresentaram rebaixo ou buracos posteriormente à implantação da rede coletora de esgoto.

Um cronograma de obras de repavimentações de vias foi apresentado pela concessionária. Os trabalhos estão previstos para serem executados até a primeira semana de abril.

Em documento enviado à AGR, a concessionária confirma que o intuito é mitigar os impactos no que se refere às condições atuais das vias públicas. A recuperação dos pavimentos foi dividida por bacias e o cronograma pode sofrer atrasos “em razão das condições climáticas e o fornecimento de asfalto pelas usinas”, justifica a empresa.

O primeiro ponto a receber obras é a Estrada Geral da Madre. A expectativa é que sejam dez dias de trabalho para retirar o asfalto rebaixado na via e colocada uma nova camada.

As avenidas Marcolino Martins Cabral, Rodovalho e Pedro Zapeline, e as ruas Lauro Müller, Rui Barbosa, Cândido César Freire Leão, Aldo Hulse, Prudente de Moraes, Florianópolis e São Luiz são algumas das vias em que a agência solicitou correções. No total, foram indicados 34 pontos, contudo, novos locais podem ser apontados.

Ainda conforme o documento da concessionária, todas as obras têm previsão de ser executadas no prazo de até 42 dias.

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liberdade provisória para o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O dirigente deixou a prisão na noite de sábado, 10, e deverá cumprir uma série de medidas cautelares.
Valdemar está proibido de manter contato com os demais investigados, inclusive por meio de advogados, e não poderá deixar o país.
Na sexta-feira passada  Moraes determinou a conversão da prisão em flagrante do dirigente em prisão preventiva. O ministro do STF, porém, voltou atrás e determinou a liberdade provisória em razão da idade de Valdemar e por ele não ter cometido crime de violência ou grave ameaça.


Apesar da previsão de enfraquecimento do El Niño nos próximos meses, os efeitos do fenômeno devem ser sentidos até abril, de acordo com os meteorologistas. A expectativa é que as anomalias comecem a perder intensidade ao longo de fevereiro e março e que, entre abril e maio, as temperaturas do Oceano Pacífico voltem à normalidade.


Santa Catarina registrou mais de 16 mil lesões por água-viva em praias do Estado neste verão. Os dados são do Corpo de Bombeiros Militar e foram coletados entre 16 de dezembro e 28 de janeiro. Em 43 dias, a média é de 386 ferimentos por dia. 

 

Foi deflagrada na última sexta-feira, pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Laguna, a operação Resiliunt, em referência a prática da rachadinha, visando executar mandados de prisão preventiva e busca e apreensão contra um funcionário público municipal. Este servidor, anteriormente designado como assessor direto do prefeito Samir Ahmad, foi preso por envolvimento em reiterados atos de corrupção relacionados aos beneficiários do Programa de “Frente de Trabalho” da “Fundação da Família e Assuntos Comunitários Irmã Vera”, mais conhecida como “Fundação Irmã Vera”.


Segundo as averiguações, desde 2021, o acusado ocupou várias posições comissionadas na estrutura administrativa do município de Laguna. A partir de 18 de janeiro de 2023, assumiu o cargo de assessor de Gabinete – AS 3, conforme publicado no Diário Oficial do Município, extrato nº 4486046. Além disso, como parte de suas atribuições, foi nomeado coordenador administrativo da “Frente de Trabalho” da “Fundação Irmã Vera.


Segundo o delegado Bruno Fernandes, que preside as investigações, “aqueles que deveriam ser amparados e integrados aos programas sociais foram vítimas de uma série de crimes cometidos pelo investigado, que, movido pela ganância, retirou, mês após mês, o sustento básico desses trabalhadores e suas famílias”. A prisão preventiva do acusado foi uma medida necessária para conter tais atos de coerção mesmo após sua suposta saída da Fundação, demandando uma intervenção rigorosa.


A lagoa em Cabeçuda segue imprópria para banho, conforme aponta o novo relatório de balneabilidade da temporada 2024. O documento foi divulgado nesta sexta-feira, 9, e é de responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
As coletas que embasam o estudo foram feitas no último dia 6. Os balneários do Gi, Prainha do Farol, Cardoso, Mar Grosso, Tereza e Itapirubá também estão avaliados como apropriados para banho.


Desde que tomou posse como novo presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL, no início do ano, o prefeito de Armazém Luiz Paulo Rodrigues Mendes, tem trabalhado ativamente para atender as demandas dos municípios.
Na semana passada o presidente recebeu representantes da Guarda Municipal de Tubarão. 
O presidente também recebeu os representantes da Polícia Militar. A corporação foi até a entidade solicitar apoio dos 18 municípios para manutenção de suas atividades. 
 

Arilton Barreiros

Política

Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.