Não é de hoje que o MDB tem problemas a nível federal, estadual e em diversos municípios, como por exemplo, Tubarão. O partido em Santa Catarina está totalmente rachado em relação às eleições de outubro vindouro. Uns querem que o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, seja candidato a governador e outros, como a maioria dos deputados federais e estaduais querem que o partido indique o vice do atual governador Carlos Moisés que disputará a reeleição. Sábado que vem a convenção do partido definirá de vez a situação com seus 540 delegados. Pelo que vemos, a chance de Antídio vencer a disputa é muito grande. Ele está mais perto dos convencionais, visitou todas as regiões e ao conversar com os delegados que tem direito a voto os fez ver que a salvação da sigla está em sua candidatura a governador. As lideranças emedebistas que desejam Udo Döler, ex-prefeito de Joinville como vice de Moisés tem pouco mais de três dias para resolver a questão.
Entrelinhas
A convenção do Partido Progressista de Santa Catarina também ocorrerá sábado vindouro. Nos bastidores da política em Florianópolis, há quem diga que se o MDB não fechar com Carlos Moisés é possível que o deputado Altair Silva seja o vice numa composição do PP com o Republicanos e tendo ainda o PSDB que apontaria o candidato ao senado.
Com mais casas brasileiras sendo ocupadas pelos adorados animais de estimação, os negócios nesse setor continuam movimentados em 2022. O setor de pet shops cresceu 316% nos últimos seis anos, com a maior parte das lojas pertencendo a microempreendedores. É o que mostra relatório desenvolvido pela DatHub, que conta com o cadastro de aproximadamente 50 milhões de empresas.
A maioria dos membros da executiva do MDB de Tubarão fechou questão com Luiz Fernando Vampiro, candidato a deputado federal por Criciuma. Já anunciamos que a sigla optou por apoiar Volnei Webber de São Ludgero para deputado estadual. Parece que acabou o tempo em que o manda brasa em Tubarão tinha bons nomes para a disputa eleitoral.
Motoristas que trafegam pela rodovia Ivane Fretta Moreira estão aguardando já há um bom tempo a construção de um trevo na SC-370 ligando o bairro São Martinho. Várias lideranças estiveram em Florianópolis por várias vezes pedindo providências e até uma manifestação popular foi feita no local sem resultado positivo até agora.
Prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) em dezembro do ano passado disse que o governador Carlos Moisés fazia um ótimo governo e estava tratando muito bem a sua cidade. Agora ele está denunciando nas redes sociais o governo de Carlos Moisés por coação e retaliação contra Chapecó. Por essas e outras é que muitos políticos perdem totalmente a credibilidade.
Presidente interino do MDB de Santa Catarina, ex-deputado federal Edinho Bez, está desde ontem em Tubarão e hoje cumpre extensa agenda, entre elas uma entrevista na Rádio Hiper FM, 93,9. Edinho deve se reunir também com José Luiz Tancredo e Dalton Marcon delegados do partido que votarão na convenção de sábado que vem.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.