Mais uma vez, o tradicional encontro em homenagem ao Dia da Imprensa foi realizado com grande organização, sob a coordenação do jornalista Márcio Carneiro, proprietário do Jornal de Laguna. O evento, que já acontece há mais de 20 anos, prestou tributo ao fundador da imprensa e da maçonaria catarinense, Jerônimo Coelho, com a colocação de uma corbelha de flores em seu busto, na praça que leva seu nome. Na ocasião, também foi descerrada uma placa em homenagem ao empresário Mário Petrelli, que dá nome a uma Rua no Centro Histórico de Laguna. Homenagens foram estendidas a importantes nomes que ajudaram a divulgar o município: Arquimedes de Souza, Sérgio Castro, Orlando Gonçalves Pacheco, Rafael Bicca, Lourenço Fernandes e Antonio Rodrigues. O evento reforçou a valorização da história da imprensa e daqueles que contribuíram para a projeção de Laguna.
Entrelinhas
- No encontro realizado ontem em Laguna, destacamos as presenças do prefeito, Preto Crippa, da presidente da Câmara, Tanara Cidade de Souza, do proprietário da empresa ND TV, Marcelo Petrelli, do jornalista Moacir Pereira, de Wagner Zoppellaro, que falou pelas Lojas Maçônicas, do ex-prefeito Adilcio Cadorin e do juiz de direito Renato Muller Bratti.
- O Progressistas de Tubarão deve apoiar majoritariamente a dobradinha com Zé Milton para deputado federal e Pepê Collaço para estadual nas eleições do ano que vem. A aliança tem o respaldo da maioria da sigla no município. Um pequeno número pode apoiar o Coronel Armando, também pré-candidato a federal. A movimentação sinaliza coesão local, com leve divergência pontual.
- Durante a solenidade pelo Dia da Imprensa, ontem, o prefeito de Laguna, Preto Crippa, afirmou estar sendo alvo de censura por parte de um veículo de comunicação local. Sem citar nomes, disse que tanto ele quanto sua administração têm sido sistematicamente omitidos. A declaração gerou repercussão entre os presentes.
- Faleceu ontem, aos 67 anos de idade, Marcos dos Santos Vargas, ex-secretário da gestão do saudoso prefeito Genésio Goulart. Ele sofria de diabetes e estava com problemas de saúde há um bom tempo. A cerimônia de homenagem ocorreu ontem às 20h30, no Crematório e Memorial São Mateus. À família enlutada, as nossas sentidas condolências.
- Dentro da programação da 43ª Semana Cultural de Laguna, a Camerata Florianópolis apresenta o espetáculo Tributo à Música Popular Brasileira, no Cine Teatro Mussi, hoje às 20h. Criado em 2021, o projeto celebra a riqueza melódica e poética da MPB com arranjos orquestrais. A entrada é gratuita e os ingressos estão esgotados.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.