Hoje, 5 de maio de 2025, celebramos com orgulho os 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina. São quase dois séculos de uma história construída com coragem, dedicação e um compromisso inabalável com a segurança dos catarinenses. Ao longo do tempo, a PMSC acompanhou o crescimento do nosso Estado, evoluindo junto com a sociedade e tornando-se um dos pilares que sustentam a qualidade de vida. A cada geração, a Polícia Militar reafirma sua missão de proteger, servir e manter a ordem com excelência, firmeza e respeito. Sob o comando estadual do coronel PM Emerson Fernandes, a corporação continua a trilhar um caminho de modernização, proximidade com a comunidade e valorização dos seus profissionais. Hoje é dia de reconhecer e agradecer o trabalho daqueles que vestem a farda com honra. Parabéns à Polícia Militar de Santa Catarina pelos seus 190 anos de serviço à sociedade!
Entrelinhas
- Vereador Maurício da Silva, sempre atento às questões que dizem respeito a Tubarão, apresentou na Câmara projeto de lei ordinária que declara a vida e a obra de Willy Zumblick como patrimônio imaterial, cultural e intangível do município. Aprovado o projeto, haverá possibilidade de acesso a recursos e apoios e a proteção e valorização da obra de Willy.
- Existe um forte movimento de prefeitos da região para que Celso Heidemann continue no cargo de diretor executivo da Amurel. Segundo um prefeito que conversou conosco, Celso está propenso em voltar atrás em sua decisão de deixar o cargo. Inquirido por nós, Celso deixou transparecer que é possível que repense a sua saída.
- Em Capivari de Baixo, a vereadora Simone Lino apresentou projeto de lei alterando o nome da EMEB Pequeno Polegar para Antonio José Beltrame. Em sua justificativa, a vereadora disse que a trajetória de Beltrame é exemplo de cidadania, dedicação e amor a Capivari de Baixo e que sua contribuição para o desenvolvimento social, político e jurídico do município merece ser reconhecida e perpetuada.
- Presidente da Alesc, Julio Garcia esteve sexta-feira na sede da Apae de Tubarão, onde anunciou a destinação de uma emenda no valor de R$ 1 milhão para auxiliar no custeio das atividades da entidade. Julio estava acompanhado de Denis Matiola, Luciano Menezes, Everson Martins, Valdir Antunes, Rafael Silvano, Fabiano Modolon, Diego Goulart, Jairo Cascaes e Beto Kuerten Marcelino.
- Maio é aniversário de Tubarão e, para comemorar a data, o Museu Ferroviário lança o passeio na Maria Fumaça, no dia 25, com tarifa reduzida para quem mora na Cidade Azul, com desconto que chega a 40%. O Expresso Cidade Azul, em homenagem aos 155 anos, sairá às 14h30 rumo a Laguna e terá duração de três horas. Ingressos à venda no Museu Ferroviário.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.