Domingo, 21 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
04/06/2024 11h40

Vítimas de queda de avião em SC são identificadas

Os destroços foram localizados nesta terça-feira (4) em uma área de mata fechada e de difícil acesso, pelo Corpo de Bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

As vítimas que morreram na queda do avião de pequeno entre Garuva e Itapoá, no Norte de Santa Catarina, foram identificadas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, quem pilotava a aeronave era Geraldo Cláudio de Assis LimaAntônio Augusto Castro também estava no bimotor.

A queda do avião aconteceu na noite de segunda-feira (3). Os destroços foram localizados nesta terça-feira (4) em uma área de mata fechada e de difícil acesso, pelo Corpo de Bombeiros.

O avião partiu de Governador Valadares (MG) com destino a Florianópolis. No entanto, de acordo com o com o aeroporto de Joinville, o piloto fez contato e tentou pousar no local antes de desaparecer.

A aeronave não tinha pouso previsto para o aeródromo de Joinville, mas entrou em contato com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de segunda-feira (3). Os militares informaram que "por motivo ainda desconhecido", o avião "optou por descer no aeroporto de Joinville, onde arremeteu, vindo posteriormente a cair na região Barrancos".



Avião da FAB faz buscas na região de Santa Catarina por aeronave de pequeno porte desaparecida — Foto: Flight Radar



Avião da FAB faz buscas na região de Santa Catarina por aeronave de pequeno porte desaparecida — Foto: Flight Radar


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o capitão Ricardo Dummel, os bombeiros foram chamados por volta da 1h desta terça após um incêndio ser avistado na região. Para chegar no local, foi necessário abrir uma trilha na mata, perto da SC-416.

Durante as buscas, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado para a região ainda na noite de segunda-feira (3). Em nota, o órgão informou que a aeronave tem matrícula PS-BDW (leia a nota abaixo).

O avião é um BEECH AIRCRAFT, bimotor, com capacidade para 6 pessoas incluindo piloto. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave não pode realizar taxi aéreo e está com a situação de aeronavegabilidade regular.

O que disse o aeroporto de Joinville

O Aeroporto de Joinville informa que seus profissionais estão dando apoio aos trabalhos de busca dos órgãos competentes por uma aeronave de pequeno porte, que não tinha pouso previsto para o aeródromo, mas o piloto chegou a fazer contato com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de segunda-feira (3).

O que diz a FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada, nesta segunda-feira (03/06), a respeito do desaparecimento da aeronave de matrícula PS-BDW, em Santa Catarina (SC). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma, foram acionados para iniciar as buscas, que são coordenadas pelo SALVAERO Curitiba.



Saiba mais sobre o SC-105 Amazonas

O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.

A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.

Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Redação/G1
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.